Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Me Engana que Eu Posto

Por Coluna Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A verdade por trás de manchetes falsas que se espalham pela internet. Editado por João Pedroso de Campos.
Continua após publicidade

Pepsi terá latas com foto de Bolsonaro em ‘resposta’ à Coca-Cola?

Piada tem sido compartilhada como se fosse verdade nas redes sociais. Coca vai lançar latas com fotos de Pabllo Vittar e outros oito artistas

Por João Pedroso de Campos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 17h17 - Publicado em 12 dez 2017, 15h16
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Montagem – Coca Cola e Pepsi

    A nova campanha publicitária da Coca-Cola, que estampará fotos de nove artistas brasileiros em latas do refrigerante, entre os quais a cantora Pabllo Vittar, gerou boatos que se propagam na internet desde a semana passada.

    Um deles, criado pelo Corrupção Brasileira Memes, afirma que o deputado federal e presidenciável Jair Bolsonaro (PSC-RJ) é o novo garoto-propaganda da Pepsi, no que seria uma “resposta” à concorrente por incluir Pabllo em sua campanha.

    O Corrupção Brasileira Memes é uma página de humor que costuma fazer chacota com as posições de Bolsonaro. A piada sobre a contratação do deputado pela Pepsi, compartilhada por alguns nas redes sociais como verdadeira, ironiza a mobilização dos simpatizantes de Bolsonaro na página da marca no Facebook, pedindo, justamente, para que ele fosse contratado a estampar as latas do refrigerante (veja abaixo).

    É difícil imaginar, em sã consciência, que uma empresa encampasse uma campanha nestes moldes e promovesse a imagem de um político – ainda mais um tão controverso quanto é Jair Bolsonaro. Aos que acreditaram na montagem, a assessoria de imprensa da PepsiCo, que produz a Pepsi, ressalta que a empresa “não está produzindo latas de Pepsi com a fisionomia de personalidades brasileiras, não há previsão da realização de nenhuma ação deste tipo neste momento”.

    Continua após a publicidade

    Página do facebook da Pepsi

    Outro boato é o de que, em função da nova campanha, a Coca-Cola teria sofrido um “imenso boicote dos brasileiros” e, por isso, sofrido um prejuízo de 1,2 bilhão de dólares. Veja abaixo um trecho da lorota, publicada em blogs como o Voz da Barra:

    Esse resultado foi gerado devido ao boicote de milhões de brasileiros e empresas que deixaram de investir nas ações da Coca-Cola temendo sofrer boicote também e por motivos ideológicos, pois de acordo com informações cerca de 78% das empresas acionistas retiraram seus investimentos da Coca-Cola não compactuam com tais ideia [sic.] pregadas pela mesma.

    Continua após a publicidade

    A variação do preço das ações da Coca-Cola na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) nas duas últimas semanas, quando os boatos sobre o prejuízo foram publicados, no entanto, mostra o contrário: houve aumento no valor dos papeis, ou seja, a procura pelas ações cresceu – o oposto da tal fuga de investidores relatada pelo boato. Veja abaixo o gráfico do portal de investimentos em ações ADVFN:

    Ações da Coca-Cola

    Por meio de sua assessoria de imprensa, a Coca-Cola também nega que a empresa tenha sofrido prejuízos em função da nova campanha, cujo lançamento oficial está previsto para o próximo dia 26 de dezembro. “Não é verdade que tenha havido queda de vendas ou prejuízo da Coca-Cola Brasil relacionados a essa campanha. As latas com as fotos dos artistas estão começando a ser distribuídas ao mercado”, esclarece.

    Continua após a publicidade

     

    Agora você também pode colaborar com o Me Engana Que eu Posto no combate às notícias mentirosas da internet. Recebeu alguma informação que suspeita – ou tem certeza – ser falsa? Envie para o blog via WhatsApp, no número (11) 9 9967-9374.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.