Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

VEJA Meus Livros

Por Blog Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Um presente para quem ama os livros, e não sai da internet.
Continua após publicidade

Coleção sobre história do Brasil propõe pensar o país no contexto latino-americano

O primeiro volume da coleção História do Brasil Nação: 1808-2010 foi lançado nesta quarta-feira. O objetivo do conjunto de seis livros, cinco deles história e um de fotografia, é apresentar uma reflexão sobre a trajetória do país em um período de 200 anos e mostrar a construção da concepção de Brasil contemporâneo. “Uma empreitada como […]

Por Maria Carolina Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 31 jul 2020, 10h35 - Publicado em 3 out 2011, 10h37
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O primeiro volume da coleção História do Brasil Nação: 1808-2010 foi lançado nesta quarta-feira. O objetivo do conjunto de seis livros, cinco deles história e um de fotografia, é apresentar uma reflexão sobre a trajetória do país em um período de 200 anos e mostrar a construção da concepção de Brasil contemporâneo. “Uma empreitada como essa só foi realizada anos atrás com Sérgio Buarque de Hollanda e Boris Fausto, em História Geral da Civilização Brasileira”, disse a diretora da coleção, a antropóloga e historiadora Lilia Schwarcz.

    O primeiro volume, chamado Crise Colonial e Independência, trata de 1808 a 1830. Coordenado pelo diplomata e historiador Alberto da Costa e Silva, o livro mostra a especificidade da realidade brasileira, uma vez que a emancipação do país levou a formação de um império e não de uma república como nos outros países da América Latina.

    Editada pela Objetiva, a coleção faz parte de um projeto de vinte países chamado América Latina na História Contemporânea, organizado pela Fundação Mapfre e pelo Grupo Santillana, que está no Brasil através da Editora Objetiva. Os livros buscam entender a particularidade de cada realidade e a relação com o contexto da região. Cerca de 50 livros já foram publicados em dez séries.

    Cada volume é dividido nos temas cultura, política, sociedade, relações internacionais e economia. Lilia revela que, durante o trabalho, constatou-se que a ligação da América Latina e do Brasil não se fez e o estudo do país se mostrou isolado. “O desafio da coleção é levantar essa questão e até pensar em um protagonismo do Brasil”, disse.

    O time de 28 especialistas, composto por historiadores, economistas, especialistas em Relações Internacionais e iconografia cuidou para que o texto fosse acessível para leigos.

    Continua após a publicidade

    Junto com o terceiro volume, que trata da Primeira República (1889-1930), será lançada uma obra que conta com 350 documentos de 1850 a primeira eleição de Lula, chamada A História do Brasil Através da Fotografia. “A iconografia não é um adereço, é fundamental para a constituição do argumento”, explicou Lilia.

    Os lançamentos dos próximos volumes estão previstos para fevereiro, julho e outubro de 2012 e março de 2013. A partir de 2012, a coleção será traduzida para o espanhol e passará a circular na América Latina e na Espanha.

    Raissa Pascoal

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.