O livro Convergente (tradução de Lucas Peterson, 528 páginas, 39,50 reais), volume final da trilogia Divergente, acaba de ser lançado pela editora Rocco no Brasil e estará disponível nas livrarias de todo o país até 28 de fevereiro.
Escrito pela jovem americana Veronica Roth, de 25 anos, o título foi o mais vendido pela Amazon no segmento infantojuvenil em 2013 e entrou para a lista de best-sellers do The New York Times. Juntos, os três volumes venderam mais de 10 milhões de cópias no mundo. No Brasil, os dois primeiros livros comercializaram mais de 50.000 exemplares.
A saga distópica, frequentemente comparada a Jogos Vorazes, estreia nos cinemas americanos em março deste ano — no Brasil, o lançamento é previsto para 18 de abril —, com Shailene Woodley (Os Descendentes e A Culpa É das Estrelas) à frente do elenco. As filmagens do segundo episódio, baseado no livro Insurgente, começam em maio com previsão de estreia para março de 2015.
Na história final, a sociedade conhecida pela protagonista Tris, de 16 anos, encontra-se destruída. Os membros marginalizados, chamados de sem-facção, tomam o poder e ela se vê dividida sobre qual caminho escolher.
Diferentemente dos dois primeiros livros, que mostram apenas o ponto de vista da narradora Tris, a nova história é revelada em perspectiva dupla, com capítulos sob a ótica do personagem Four, par romântico da jovem.