Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

VEJA Meus Livros

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Um presente para quem ama os livros, e não sai da internet.

Em novo livro, sociólogo Zygmunt Bauman volta o seu ‘pessimismo’ contra o capitalismo

Bastante conhecido no Brasil por livros como Amor Líquido, em que analisa o padrão volátil dos relacionamentos atuais, o sociólogo polonês Zygmunt Bauman volta ao mercado brasileiro, no próximo dia 21, com um título em que dirige seu olhar ao sistema capitalista. Em Capitalismo Parasitário (Zahar; 96 páginas; 19 reais), que chega às livrarias no próximo dia […]

Por Maria Carolina Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 31 jul 2020, 15h18 - Publicado em 14 Maio 2010, 20h25

zygmunt-bauman-intBastante conhecido no Brasil por livros como Amor Líquido, em que analisa o padrão volátil dos relacionamentos atuais, o sociólogo polonês Zygmunt Bauman volta ao mercado brasileiro, no próximo dia 21, com um título em que dirige seu olhar ao sistema capitalista. Em Capitalismo Parasitário (Zahar; 96 páginas; 19 reais), que chega às livrarias no próximo dia 21, Bauman destila crítica em frases como “o capitalismo se destaca por criar problemas, e não por solucioná-los”.

Bauman é perspicaz e procura retratar a realidade sem maquiá-la. A metáfora escolhida para nomear o livro, no entanto, é rasa, como se vê no trecho a seguir. “Sem meias palavras, o capitalismo é um sistema parasitário. Como todos os parasitas, pode prosperar durante certo período, desde que encontre um organismo ainda não explorado que lhe forneça alimento. Mas não pode fazer isso sem prejudicar o hospedeiro, destruindo assim, cedo ou tarde, as condições de sua prosperidade ou mesmo de sua sobrevivência.”

Soa ingênuo, como a passagem, “Os indivíduos que têm uma caderneta de poupança e nenhum cartão de crédito são vistos como um desafio para as artes do marketing: ‘terras virgens’ clamando pela exploração lucrativa”.

Soa, aliás, óbvio. Porque não deixamos de lhe dar razão. E é preciso dizer que o livro tem linhas melhores, como quando ele diz que “A alegria de ‘livrar-se’ de algo, o ato de descartar e jogar no lixo, esta é a verdadeira paixão do nosso mundo”. Aqui, o sociólogo se reconecta ao grande tema de sua produção, ao assunto que perpassa toda a sua obra, a liquidez. O foco de Bauman, em seus livros – no Brasil, foram lançados vinte, que venderam juntos 200.000 exemplares – são os elementos que podem ser considerados em estado de liquidez e que, por isso, geram mal estar social.

Bauman pode ser acusado de um pessimismo à la José Saramago, embora o próprio rejeite se definir como otimista ou o oposto – um sistema binário em que não vê como se encaixar. É no último capítulo de Capitalismo Parasitário, Um Homem com Esperanças, que ele faz essa revelação, e que dá um passo no sentido de escapar da pecha de pessimista.

Continua após a publicidade

Nele, como o título indica, Bauman lembra que a humanidade ainda não chegou à falência e que há caminhos que podem desviá-la deste destino. “Acredito que é possível um mundo diferente e de alguma forma melhor do que o que temos agora.”

Maria Carolina Maia

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.