Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

VEJA Meus Livros

Por Blog Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Um presente para quem ama os livros, e não sai da internet.
Continua após publicidade

Flip 2017 sai do centro para acompanhar os novos tempos – e crise

Com convidados pouco conhecidos, mais autoras mulheres, mais negros e orçamento apertado, a Festa Literária de Paraty se recicla com temáticas atuais

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 18h24 - Publicado em 26 jul 2017, 09h53
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) dá início, nesta quarta-feira, à sua 15ª edição, que vai até domingo, dia 30. Com orçamento 30% menor que o do ano anterior, o evento se adaptou ao momento de crise de forma estrutural e abraçou temáticas que andam aquecidas, como o racismo e o feminismo, deixando o centro para olhar para a periferia — ou para a margem, onde estão as minorias.

    Se em 2016 a Flip foi alvo de pedras por ter um time de convidados predominantemente branco e masculino, algo como o ministério do governo Temer, neste ano a festa tem 30% mais convidados negros. O mesmo aconteceu com as autoras, que estarão pela primeira vez em maior número, no total de 46 participantes.

    As “cotas”, contudo, serviram não para atolar o evento de tapa-buracos. Pelo contrário: a principal mesa da festa, que acontece na noite de sábado sob o título “O Grande Romance Americano”, contará com os excelentes Marlon James e Paul Beatty, dupla que levou o prêmio Man Booker Prize em 2015 e 2016, respectivamente. Ambos estreiam agora no Brasil, com seus romances premiados: James com Breve História de Sete Assassinatos (Intrínseca) e Beatty com O Vendido (Todavia), livro que fala de racismo de uma forma que pode ser tudo, menos fácil e panfletária.

    Os dois escritores, pouco conhecidos no Brasil, e o ator Lázaro Ramos são, sob a cruel lupa das celebridades, os nomes mais famosos da Flip 2017. Outro reflexo da crise: nenhuma estrela se destaca neste ano. Mas algumas apostas podem cair no gosto nacional. Caso da dupla citada; do americano William Finnegan, que assina a autobiografia Dias Bárbaros (Intrínseca); da sul-africana radicada em Londres Deborah Levy, com seu comovente relato do Apartheid em Coisas que Não Quero Saber (Autêntica); e a chilena Diamela Eltit que, com mais de trinta anos de carreira na literatura, tem seu primeiro lançamento no Brasil com o intrigante Jamais o Fogo Nunca (Relicário).

    Já a mudança de estrutura será sentida por quem vai à cidade fluminense. A Tenda dos Autores, espaço que antes recebia as mesas de debate, com capacidade para 750 pessoas, foi substituída pela Igreja Matriz, que oferece 450 cadeiras. Em compensação, o espaço externo com telão terá 700 lugares contra 200 no ano anterior.

    Continua após a publicidade

    Em tempos difíceis e de transformação, ter Lima Barreto como autor homenageado parece perfeito. Autor carioca negro, que usou o subúrbio do Rio como cenário para análises políticas e sociais e morreu prematuramente, aos 41 anos, tem sua vida e obra revistas com o evento.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.