Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

VEJA Meus Livros

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Um presente para quem ama os livros, e não sai da internet.

Jabuti aumenta valor do prêmio para tentar se manter relevante

Premiação diminuiu número de categorias e agora dará 100.000 reais ao vencedor do Livro do Ano

Por Estadão Conteúdo 15 Maio 2018, 15h32

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou nesta terça-feira uma série de mudanças para o Prêmio Jabuti. Agora a premiação tem 18 categorias (eram 29 no ano passado), premia apenas o primeiro colocado de cada uma delas, e escolhe um vencedor como Livro do Ano, que vai receber 100.000 reais – o vencedor de cada categoria recebe agora 5.000 reais (eram 3.500 em 2017).

Os vencedores serão conhecidos na cerimônia de entrega do prêmio, no dia 8 de novembro, no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo. Antes disso, a CBL anuncia 10 finalistas de cada categoria.

Duas novas categorias foram criadas: formação de novos leitores e impressão. A primeira vai selecionar iniciativas que despertem interesse pela leitura. Já a segunda vai prestigiar processos de impressão (o livro e a editora serão premiados, e quem recebe o prêmio em dinheiro é a gráfica responsável).

“O Jabuti é uma edificação pronta, só estamos fazendo a reestruturação”, disse o curador Luiz Armando Bagolin em coletiva de imprensa na sede da CBL nesta terça. “Ele foi criado como um prêmio para celebrar o mercado editorial e se tornou um ativo cultural da sociedade brasileira, as mudanças então são uma homenagem do mercado ao leitor.”

O Prêmio agora se divide em quatro eixos, cada um com subcategorias. Literatura (Romance, Poesia, Conto, Crônica, Infantil e Juvenil, Tradução, HQ); Ensaios (Biografia, Humanidades, Ciências, Artes, Economia Criativa); Livro (Capa, Projeto Gráfico, Ilustração, Impressão); Inovação (Formação de Novos Leitores, Livro Brasileiro Publicado no Exterior).

Continua após a publicidade

Cada uma das 18 categorias terá apenas um vencedor, e não três, como ocorria no passado. Todos os livros vencedores nos eixos Literatura e Ensaios concorrem ao prêmio de Livro do Ano.

Autores independentes, sem vínculos com editoras, também passam a ter desconto no valor de inscrição (327 reais contra 430 reais para não associados da CBL; associados pagam 285 reais por inscrição). De qualquer forma, respeitando a Lei do Livro, o regulamento exige que os livros tenham ISBN e ficha catalográfica (que não precisa ser feita por uma editora).

O júri de cada categoria será formado por nomes indicados à CBL e referendados pelo conselho curador do Jabuti (como ocorreu ano passado). As inscrições das indicações ao júri abrem nesta terça-feira e vão até o dia 15 de junho. Os jurados, três por categoria, terão um prazo para indicar treze obras do universo de inscritos no Jabuti e dois meses para avaliação dos títulos.

Continua após a publicidade

Todas as mudanças têm por objetivo aproximar o Jabuti dos leitores e também dar mais reconhecimento à promoção da leitura, segundo o curador. Para ele, a diminuição no número de categorias não representa necessariamente uma redução no número de contemplados. “Tudo que existia antes (como livros mais técnicos) ainda pode ser contemplado. Nosso foco é o leitor, não é mais o nicho”, disse.

Bagolin ainda explica que a decisão de retirar os segundo e terceiro lugares pretende tornar mais valioso o prêmio de primeiro lugar, mais competitivo. “Mais importante do que a valoração financeira é a premiação simbólica”, disse. “O Jabuti se tornou carne de vaca, todo mundo ganhou. Nessa atualização, a gente quer que ele volte a ser um prêmio disputado.”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.