Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

VEJA Meus Livros

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Um presente para quem ama os livros, e não sai da internet.

Valter Hugo Mãe vence o Prêmio Portugal Telecom 2012

O escritor português Valter Hugo Mãe venceu na noite desta segunda-feira o Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa. Ele recebeu dois prêmios pelo livro a máquina de fazer espanhóis (Cosac Naify): o de melhor romance e o Grande Prêmio Portugal Telecom 2012. Pelos dois troféus, ele receberá 100 mil reais. O livro de Hugo Mãe, que […]

Por Da Redação Atualizado em 31 jul 2020, 07h20 - Publicado em 27 nov 2012, 10h01

hugo1
O escritor português Valter Hugo Mãe venceu na noite desta segunda-feira o Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa. Ele recebeu dois prêmios pelo livro a máquina de fazer espanhóis (Cosac Naify): o de melhor romance e o Grande Prêmio Portugal Telecom 2012. Pelos dois troféus, ele receberá 100 mil reais.

O livro de Hugo Mãe, que narra a história de um barbeiro idoso que, após a morte da mulher, passa a viver num asilo e revê sua trajetória, derrotou, na categoria romance, os escritores Bernardo Kucinski, com seu primeiro romance K, Michel Laub, com Diário da Queda, e Julián Fuks, com Procura do Romance. O escritor português disse ter pensado no seu pai ao escrever o romance, que é também uma metáfora poderosa da situação econômica de Portugal antes da atual crise — o país vinha perdendo gente para a Espanha.

No ano passado, ele esteve na Flip para divulgar o livro, e acabou se tornando o maior fenômeno instantâneo de popularidade da história do evento. Os 500 exemplares levados para divulgação de a máquina… esgotaram-se no dia seguinte da mesa em que participou. “Seria até imbecil da minha parte imaginar algo assim. Ao chegar, pensava que conhecer Elza Soares seria o meu prêmio maior”, disse, na época, em entrevista ao site de VEJA.

Na categoria conto, o vencedor do Portugal Telecom foi o — recluso — curitibano Dalton Trevisan pelo livro O Anão e a Ninfeta (Record), que traz 40 contos inéditos que retratam personagens ordinários em meio a cenas de violência e erotismo intenso. Ele concorria com Sérgio Sant’Anna, com O Livro de Praga, João Anzanello Carrascoza, com Amores Mínimos, e Evando Nascimento, com Cantos do Mundo. Foi um ano e tanto para Trevisan, que em maio venceu o Prêmio Camões de Literatura 2012, o mais importante da língua portuguesa.

Já na categoria poesia, Nuno Ramos venceu com Junco (Iluminuras). Ele venceu três concorrentes: Escarpas, do poeta português Gastão Cruz, Vesúvio, de Zulmira Ribeiro Tavares, e Da Arte das Armadilhas, de Ana Martins Marques. Tanto Trevisan como Ramos receberão 50 mil reais.

Continua após a publicidade

 

[livroiba id=”227″]

[livroiba id=”249″]

Continua após a publicidade

[livroiba id=”242″]

[livroiba id=”250″]

Publicidade

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.