13 mentiras que todo viajante conta
Seja para agradar alguém, para deixar a viagem mais agradável ou para se convencer de alguma coisa, as mentirinhas que contamos quando estamos longe de casa
Não adianta dizer que não, que você nunca mentiu durante uma viagem. Seja para os outros ou para nós mesmos, sempre contamos uma mentirinha aqui ou acolá quando estamos longe de casa.
Não me entendam mal. Não estou falando aqui de grandes mentiras, de inventar histórias, nada disso. Estou falando de pequenas mentiras, daquelas inofensivas (na maioria das vezes!).
Quem nunca contou aquela mentirinha para facilitar a vida durante uma viagem ou para agradar um companheiro que estava viajando com você? Todos nós, vai…
Fiz uma lista com algumas delas. Qual a sua mentira mais recorrente quando está viajando?
1. Não se preocupe, eu durmo em qualquer lugar!
Bem, sabemos que não é exatamente assim. Mas, muitas vezes, para economizar uns trocados ou agradar um amigo que mora fora e não vemos há tempos, acabamos aceitando dormir naquele edredon dobrado no chão ou na cama de criança com os pés pra fora só pra não fazer uma desfeita. Quem nunca acordou manco no dia seguinte e ainda soltou um “Nossa, dormi como um bebê”?
2. Vou ler pelo menos um livro durante as férias
Aí você faz sua mala de mão, se empolga e coloca três livros para ler durante aquela semana de férias em Nova York. Mas não chega a abrir nenhum deles porque acaba não tendo tempo. Aí promete pra si mesmo que vai ler no avião, na volta. Mas está tão cansado que senta na poltrona do avião e dorme antes da decolagem.
3. Só trouxe o essencial na mala
Acho que essa vale, em geral, mais para as mulheres do que para os homens…Afinal de contas a gente nunca sabe qual dos cinco sapatos que levou para aquela viagem no feriado prolongado vai acabar usando. E óbvio que viajar só com dois biquinis para a praia não é suficiente. Precisamos ter opções! “Mas não entendo porque a minha mala está tão pesada se só trouxe o essencial…”
4. Claro que vamos manter contato!
Quem nunca virou BFF (best friend forever, ou melhor amigo, em português claro) de alguém em uma viagem, trocou juras de manter contato e se encontrar novamente para mais aventuras e… [imagine um barulhinho de grilo aqui] Pois é… no calor do momento a gente sempre acaba prometendo essas coisas e depois, de volta à rotina, acaba deixando de lado, perdendo o papel com o email da pessoa, etc.
5. Desta vez não vou estourar o orçamento
Sei, sei… a não ser que você seja muito controlado/organizado, que tenha um orçamento gigante/elástico ou viaje apenas com dinheiro na mão você já contou essa mentirinha para você mesmo. Quer coisa mais assustadora que voltar de viagem e abrir a fatura do cartão de crédito? Acho que não conheço, hahaha.
6. Vou manter minha rotina de exercícios
Hahaha, essa nem a Gabriela Pugliesi escapa, meu povo! Eu juro que me esforço, muitas vezes consigo até malhar nos primeiros dias, mas depois vai dando aquele cansaço de viagem, ou o jet lag pega ou então você volta tarde pro hotel um dia e aí já viu. Fora que sempre dá aquela dorzinha no coração de perder tempo conhecendo alguma coisa nova trancado na academia do hotel. Tá, daria para correr na rua e fazer os dois ao mesmo tempo, mas estamos de férias, né? (Ok, sei que estou errada, mas não estou sozinha nesta, né?)
7. Sou comprometida/o
Seja colocar um anel com cara de aliança no dedo durante uma viagem ao Oriente Médio ou simplesmente soltar um “sou comprometida/o” para evitar situações constrangedoras ou aquele papinho furado, essa é uma boa mentirinha para ter no bolso quando se viaja.
8. Vou tirar férias das redes sociais
Sem comentários.
9. Esta viagem vai servir para eu descansar
Quem nunca voltou de férias precisando de férias das férias? Muitas vezes a gente consegue até descansar a cabeça e se desligar do trabalho e de chatices do dia a dia, mas não descansa o corpo. Mas muitas vezes a gente acaba não descansando nenhum dos dois, porque viajar pode ser estressante, ainda mais quando você está num país muito diferente, no qual você não fala a língua ou acaba tendo que lidar com vários perrengues.
10. O hotel não é incrível, mas só vou dormir e tomar banho nele
Cuidado! Sempre digo que em viagens é muito fácil o barato sair caro… Dormir bem é uma das coisas mais importantes durante uma viagem, pois só assim você estará pronto para mais um dia cheio de aventuras e novidades. Imagina chegar desejando aquela noite gostosa numa cama confortável e encontrar um pulgueiro fedido, com um colchão velho e lençóis sujos? Urgh!
11. Sei que o voo é super cedo, mas durmo no avião
Sempre prometo que não vou cair nessa pegadinha típica de viagem, mas vez ou outra a diferença de preço da passagem é tão grande que caio de novo. Poucas coisas são mais desagradáveis numa viagem do que colocar o despertador para o meio da madrugada, ir para o aeroporto com a cidade deserta e abrir o balcão de check-in ainda cheia de remela nos olhos (isso nunca, mas é só para criar um certo drama aqui!). E toda vez sentar no avião e jurar: “Nunca mais faço isso!”
12. Não falo inglês
Essa vale só para quem fala, claro. Mas é mais uma daquelas mentirinhas de viagem práticas, inofensivas e que podem te livrar em alguns segundos daquele vendedor chato ou daquele mala que quer bater papo com você no avião (depois de você já ter usado a mentira do item acima).
13. Sei usar todas as funções da minha câmera uber moderna
Todo mundo que viaja já se empolgou e decidiu que só as fotos de celular não bastam, torrou aquela grana numa câmera super moderna que só falta falar, mas acabou só tirando fotos no automático porque ficou com preguiça de ler as 200 páginas do manual… Normal, faz parte. Mas com um pouquinho de paciência e dedicação você pode aprender um pouco mais sobre como fazer boas fotos que depois servirão de memórias das suas viagens.