Da próxima vez que você estiver visitando uma atração turística famosa, preste atenção! Você pode não saber, mas um ambiente secreto pode se esconder onde você menos imagina…
Não, não estou inventando nada. É verdade mesmo!
Alguns dos lugares turísticos mais famosos e visitados do planeta, como a Torre Eiffel, o Empire State Building e a Disneylândia, por exemplo, escondem segredos que pouca gente sabe.
Já contei neste post aqui que o castelo da Cinderela, na Disney, tem uma suíte secreta que só convidados muito, muito VIPs têm acesso.
Mas tem mais. Confira na lista abaixo outros lugares inusitados que é possível encontrar em lugares famosos. Você já foi a algum deles?
1. Quadra de tênis na Grand Central Station
Nova York, EUA
Que a Grand Central Station é muito mais que apenas uma estação de trem você já sabia né? Mas você sabia que além de abrigar alguns dos melhores restaurantes e cafés de Nova York ela abriga também uma quadra de tênis? Pois é… instalada nos andares de cima da estação está a Vanderbilt Tennis and Fitness Club, uma academia que conta com uma quadra de tênis de tamanho normal, uma menor, além de equipamentos de ginástica.
2. Estação da polícia em Trafalgar Square
Londres, Inglaterra
Não estranhe se você não encontrar nenhuma estação de polícia da próxima vez que visitar a Trafalgar Square, em Londres. Mas saiba que ela está lá. E é a menor estação policial do país, com espaço para apenas uma pessoa. Construída em 1930 para servir como um posto de observação da polícia, ela é tão pequena que pouca gente sabe que ela esta ali.
3. Hall dos Recordes no Monte Rushmore
Dakota do Sul, EUA
A maioria de nós só viu o Monte Rushmore, aquela escultura com o rosto de ex-presidentes americanos, de frente. Mas você sabia que atrás da cabeça do Lincoln (o mais à direita) há uma pequena porta que leva a uma sala chamada Hall dos Recordes? Nela ficam cópias da Declaração da Independência dos EUA, da Constituição e da Declaração dos Direitos. A ideia era que o lugar fosse uma sala que contasse a história do país às futuras gerações.
4. Apartamento na Torre Eiffel
Paris, França
Se você já subiu no alto da Torre Eiffel deve ter visto este apartamento já não tão secreto assim. Quando projetou a famosa torre que leva seu nome, em 1889, Gustave Eiffel reservou um espaço onde montou um apartamento para ele lá no topo da torre. O apartamento foi totalmente restaurado e hoje os turistas que visitam a torre podem espiar o local, adornado com estátuas de Eiffel, sua filha e de Thomas Edison.
5. Salão de baile na Flinders Street Station
Melbourne, Austrália
Quem passa correndo pela movimentada estação de Flinders Street, no coração de Melbourne, não faz ideia que no terceiro andar do belíssimo edifício existe um salão de baile abandonado de 1899. Fechado ao público em 1985 ele raramente é aberto, mas há um projeto de renovação do espaço, com previsão para ser concluído em 2019. Além do salão, o espaço abriga uma livraria, uma sala de tênis de mesa, um ringue de boxe e um salão de bilhar.
6. Club 33 na Disneylândia
Califórnia, EUA
Localizado na New Orleans Square, na Disneylândia, nos anos 60, este clube exclusivo tem cerca de 500 membros que precisam pagar US$ 10 mil para se tornarem sócios e anuidades que passam dos US$ 3.500. Em troca, os membros têm acesso exclusivo ao restaurante do local, estacionamento especial e prioridade em algumas atrações do parque, assim como eventos especiais. Recentemente o Clube 33 ganhou versões na Disney Tóquio e na Disney Xangai.
7. Observatório no 103o andar do Empire State Building
Nova York, EUA
Se você não é uma celebridade nem ganhou um torneio importante, esqueça. Você não terá acesso ao exclusivo observatório que fica no 103o andar do Empire State Building. Para nós, simples mortais, o andar inferior é máximo que podemos subir para admirar a bela vista de Nova York, o chamado Top Deck. Um andar não faz diferença nesta altura, é verdade, mas no andar mais alto a vista é desobstruída e o parapeito, mais baixo. Para chegar lá é preciso tomar elevadores especiais e passar por lugares fechados ao público até chegar a uma estreita escada de metal. Ou seja, da próxima vez, melhor nascer como Serena Williams 😉
8. Plataforma no subsolo do Waldorf Astoria
Nova York, EUA
Nova York e seus segredos… mais um que se esconde em um ponto turístico da cidade, mais precisamente no subsolo do famoso hotel Waldorf Astoria. Diz a lenda (leia-se a internet) que a plataforma abandonada era usada para transportar o ex-presidente americano Roosevelt de sua suíte no hotel a sua casa, no Hyde Park, sem chamar a atenção. Conhecido como TRilho 61 da Grand Central Station, foi importante durante a guerra, já que o presidente podia sair do trem e ir direto para seu quarto por um elevador privativo.