ABC das Ilhas Gregas
Sabe aquele lugar que você já viu milhares de fotos tão incrivelmente deslumbrantes que tem medo de se decepcionar quando chegar lá? Pois bem, se você tem medo que isso aconteça ao viajar para as Ilhas Gregas, esqueça. Elas são tudo aquilo mesmo. É como se a gente se transportasse para dentro de um cartão […]
Sabe aquele lugar que você já viu milhares de fotos tão incrivelmente deslumbrantes que tem medo de se decepcionar quando chegar lá?
Pois bem, se você tem medo que isso aconteça ao viajar para as Ilhas Gregas, esqueça. Elas são tudo aquilo mesmo. É como se a gente se transportasse para dentro de um cartão postal de tão lindo que é o cenário.
O mar azul profundo se mistura com a água turquesa em alguns pontos, o sol brilha no horizonte, as construções brancas contrastam com o cenário… Isso sem falar nas ruínas históricas, nos vulcões e as oliveiras espalhadas por todo lado.
Mas, num país que contabiliza mais de 6.000 ilhas e ilhotas, como escolher duas ou três para passar as férias? Bem, eu diria que esta é uma missão bem difícil e que requer muito estudo antes de fazer as malas e colocar um #PartiuGrécia no Facebook.
Primeiro você precisa definir o que quer fazer. Sua prioridade é ir para as praias mais lindas? As melhores baladas? Visitar lugares históricos? Aproveitar a lua de mel? Certamente há uma ilha grega para você chamar de sua 😉 A partir daí é pesquisar e pesquisar até montar seu roteiro ideal.
Para dar uma ajuda nesta missão quase impossível, preparei um ABC das Ilhas Gregas com informações básicas que vão servir de ponto de partida para você se planejar.
> Quando ir
Se você quer evitar preços altos, milhares de turistas e temperaturas muito altas (na casa dos 40C), evite os meses de julho e agosto. As melhores épocas para ir são a primavera e o comecinho do verão (meio de abril a meio de junho) ou o outono (setembro a meio de outubro). Mas fique atento ao viajar fora da alta temporada porque há menos voos e ferries circulando entre as ilhas e alguns hotéis, lojas e restaurantes podem estar fechados.
> Como ir
Não há voos diretos do Brasil para a Grécia, então a melhor opção é ir até alguma cidade europeia (Istambul, Paris, Frankfurt, Zurique, Roma, entre outras) e pegar uma conexão até Atenas. Eu sugiro explorar a capital grega por alguns dias antes ou depois de visitar as ilhas. Para uma viagem de duas semanas, em junho do ano que vem, a partir de São Paulo, a Alitalia tem passagens a pouco mais de R$ 1850 (já com taxas), por exemplo.
> Como circular pelas ilhas
Esta é uma parte importante e que pode ser complicada… Nem todas as ilhas possuem aeroportos, então a melhor maneira, em teoria, é usar os ferries. O problema é que eles nem sempre cumprem os horários prometidos e muitas vezes as condições do mar forçam cancelamentos/atrasos.
Para as ilhas grandes (como Mikonos, Santorini, Creta), se der, vá de avião. É mais rápido e a chance de imprevistos é menor. Duas empresas aéreas locais grandes têm voos diários de Atenas para algumas das ilhas: Olympic Air e Aegean Airlines. Além delas, Astra Airlines e Sky Express também oferecem voos entre as ilhas.
Se você optar pelos ferries, pesquise bastante. Há muitas empresas diferentes e às vezes é preciso parar em alguma(s) ilhas antes de chegar ao seu destino final. Aliás, preste atenção nisso porque conheço uma pessoa (não vou citar nomes 😉 ) que desceu na ilha errada!! Sim, sem hotel nem nada, teve de dormir num restaurante para pegar o ferry no dia seguinte!!!
Mas voltando aos ferries, o site Greek Island Ferry diz que faz a pesquisa entre todas as empresas para você. Pode ser uma boa opção. Se não, a alternativa é pesquisar uma a uma. As principais são: Blue Star Ferries, Hellenic Seaways, Anek Lines e Dodekanisos Seaways.
Mas lembre-se, há ferries mais velozes do que outros e muitas vezes uma viagem pode durar até dez horas. Então pesquise e veja se vale a pena pagar menos e perder um dia dentro de um barco, por exemplo.
> Que ilha conhecer
Posso pular esta parte? Ou dizer: todas? Haha. Brincadeiras à parte, é complicado recomendar esta ou aquela ilha porque isso depende muito do gosto e do que você está procurando.
Uma coisa é certa. Praias lindas e cenário de filme você vai encontrar em todas. Se você estiver no clima de férias, então, não tem muito como errar. Mas para ficar mais fácil de entender, as Ilhas Gregas estão divididas em:
> Jônicas – Corfu, Paxos, Lefkada, Ítaca, Kefallonia e Zakynthos
> Argo-Sarônicas – Salamina, Egina, Poros, Hidra, Spetses e Citera
> Espórades e Eubéia – Skiathos, Skopelos, Alonnisos, Skyros e Eubéia
> Ilhas do Nordeste do Mar Egeu – Thasos, Samotracia, Limnos, Lesbos, Chios, Ikaria e Samos
> Dodecaneso – Patmos, Lipsi, Leros, Kalymnos, Cos, Astypalaia, Nisyros, Tilos, Symi, Rodes, Chalki, Kastellorizo e Carpato
> Cíclades – Andros, Tinos, Mikonos, Delos, Syros, Kea, Kythnos, Serifos, Sifnos, Paros, Naxos, Amorgos, Ios, Sikinos, Folegandros, Milo e Santorini
> Creta
Agora vamos ao que interessa. Mas qual delas escolher?
. Mais romântica – Santorini
. Mais beleza natural – Creta
. Mais vida noturna – Mikonos
. Mais tradicional – Naxos
. Mais histórica – Rodes
. Mais cosmopolita – Corfu
. Mais praias incríveis – Kefalonia
. Mais esportiva – Paros
. Mas baladas teen – Ios
E aí, ajudei ou só deixei a escolha ainda mais difícil?