Brasil tem duas low cost entre as 10 mais pontuais do mundo
Azul e GOL, ambas com mais de 81% de pontualidade em seus voos, aparecem com destaque em levantamento feito por empresa britânica especializada em aviação
Poucas coisas causam mais estresse em quem viaja de avião do que atrasos nos voos.
Além do perrengue de ter de passar mais tempo do que o previsto sentado numa sala de embarque (ou às vezes até mesmo dentro do próprio avião), os atrasos podem significar ainda a perda de um compromisso importante, de uma conexão ou ainda da sua querida bagagem, entre outras dores de cabeça.
Já passei cada nervoso por causa disso que não gosto nem de lembrar!
Mas tenho uma boa notícia para quem costuma viajar com algumas das empresas aéreas low cost brasileiras.
Segundo o relatório anual publicado pela OAG, um empresa britânica de inteligência especializada em aviação, tanto a Azul como a GOL estão entre as dez low cost mais pontuais do planeta, ambas com mais de 80% de seus voos saindo no horário.
A definição dada pela OAG para “dentro do horário” são os voos que partiram ou chegaram com no máximo 14 minutos e 59 segundos de seu horário agendado.
Nada mal, né?
De acordo com o levantamento feito pela empresa britânica, a low cost mais pontual do mundo é a espanhola Vueling, com 85,25% dos voos no horário. Na segunda posição aparece a Jetstar Asia, com 85,08%, seguida pela japonesa Skymark Airlines, com 85% e a Transavia, da Holanda, com 84,25% de pontualidade.
A Azul, fundada em 2008 e que opera para mais de cem destinos, entre eles Flórida e Lisboa, ficou na quinta colocação segundo a OAG, com 84,14% de voos dentro do horário programado.
Em sexto lugar vem a Volaris, do México (82,13%), seguida pela chilena Sky Airline (81,93%).
A GOL ocupa a oitava colocação na lista. Segunda maior empresa aérea brasileira em número de passageiros e destinos oferecidos, a GOL aparece com 81,73% de pontualidade segundo o relatório da OAG.
Fechando o Top 10 estão a indiana IndiGo (81,22%) e a Eurowings, da Alemanha, com 79,39% de voos no horário.
O relatório ainda apresenta uma lista com as 20 empresas aéreas mais pontuais do mundo, sendo elas low cost ou não. E apenas uma brasileira aparece no ranking: justamente a Azul, que ocupa o 12o posto graças aos 84,14% dos voos que saíram no horário no último ano.
Se você ficou curioso para saber qual a companhia aérea que tem mais voos no horário do planeta saiba que ela vem da Letônia. É a airBaltic, com 90,01% de pontualidade.
A Hong Kong Airlines ficou em segundo, com 88,83%, seguida pela Hawaiian Airlines (87,24%) e a Copa Airlines (86,39%), que tem cada vez mais ganhado passageiros brasileiros graças à boa rede aérea e os preços bastante competitivos que oferece.
A australiana Qantas aparece no quinto posto da lista, com 86,18% de pontualidade, logo à frente da Japan Airlines (85,27%), da Vueling (85,25%) e da Jetstar Asia (85,08%).
Fechando o Top 10 das empresas aéreas mais pontuais do planeta estão ainda a Skymark Airlines, em nono, com 85%, e a Aer Lingus, da Irlanda, com pontualidade de 84,46%.
Achei bem bacana que das 20 companhias aéreas com melhor índice de voos no horário, seis são low cost (Vueling, Jetstar Asia, Skymark, Transavia, Azul e Volaris). Ou seja, preço baixo não necessariamente implica em serviço ruim.