Viagens para a Europa perdem espaço entre turistas brasileiros
Destinos na América Latina, em especial Santiago e Buenos Aires, se transformam nos locais mais buscados por turistas do Brasil para fugir da alta do dólar
Seja para se encher de cultura nos museus franceses, para se esbaldar com a gastronomia italiana, se encantar com construções históricas na Grécia ou aproveitar o verão nas praias espanholas, quem é que não gosta de passar uns dias curtindo o que de melhor a Europa tem a oferecer?
Todos nós, claro!
Mas apesar de todos os atrativos que o velho continente tem a oferecer e as infinitas possibilidades para quem quer fazer turismo em suas terras, o interesse dos brasileiros pela Europa caiu nos últimos tempos.
Não, não é que nós tenhamos enjoado dos encantos europeus, nada disso.
A verdade é que fatores como a alta do dólar _e do euro_ e a incerteza com o destino político de nosso país tem feito com que os brasileiros tenham dado preferência a destinos mais próximos, em especial na América Latina, para suas viagens de férias.
Passagens mais baratas e custo de vida idem fazem com que os países da região se tornem mais atrativos para nós.
E esta preferência se comprova em estudos recentes feitos por dois buscadores de viagens na internet, o Kayak e o Skyscanner.
O primeiro fez uma pesquisa para identificar os dez destinos nacionais e internacionais que mais cresceram em porcentagem de buscas no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2017.
Os números, coletados entre 1 de janeiro e 25 de junho deste ano e do ano passado, indicam um crescimento maior entre os destinos nacionais do que os internacionais. E, entre as cidades fora do Brasil, as que mais cresceram foram justamente na América Latina.
Das dez que mais cresceram em buscas neste ano, apenas duas estão na Europa: Lisboa (em quarto da lista) e Roma (em décimo).
Santiago, no Chile, lidera a listagem, com 75% de aumento em relação a 2017. Buenos Aires (59%) vem em segundo, seguido por Cancun (54%).
O quarto posto ficou com Lisboa (51%), o quinto com Boston (39%), o sexto com NY (36%) e o sétimo com Lima (34%). Las Vegas apareceu na oitava posição (29%), logo à frente de Orlando (26%). Roma fechou a lista com 21% de aumento em relação ao primeiro semestre de 2017.
Já o estudo do Skyscanner aponta que dentre os destinos europeus mais buscados pelos brasileiros durante o mês de julho apenas Lisboa e Paris mantiveram suas posições, sendo a primeira e a quarta cidade na preferência para viagens no período.
Os outros seis que aparecem na lista registraram queda no período. Londres, que em 2017 era o quinto destino mais pesquisado, caiu para 11º e teve 25% menos de buscas neste ano em relação à mesma época do ano passado.
Já Roma foi de oitavo para 12o, registrando 17% menos de buscas, enquanto Milão caiu de 13o para 17o, com 14% a menos de buscas.
Madri (foto acima) foi de terceiro para sexto na lista, com queda de 25% nas buscas, Barcelona foi de 16o para 18o, com 8% a menos de buscas, e Amsterdã caiu uma posição, passando de 19o para 20o, com queda de 7% na procura.
Dentre os destinos que mais cresceram em porcentagem de buscas em julho de 2018 com relação ao mesmo período de 2017, Santiago lidera a lista, com 41% de aumento, seguido por Buenos Aires (29%) e Miami (28%).
E você, mudou seus planos de viagem nos últimos tempos e passou a dar preferência a destinos latinos também?
- Leia também: A última chance para salvar o turismo na Europa