Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Mundialista

Por Vilma Gryzinski Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Se está no mapa, é interessante. Notícias comentadas sobre países, povos e personagens que interessam a participantes curiosos da comunidade global. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Uma igreja em extinção: renúncia de arcebispo anglicano ilustra declínio

Justin Welby, autoridade espiritual máxima, renunciou por causa de escândalo de abuso, mas o declínio dessa igreja peculiar é mais profundo

Por Vilma Gryzinski 13 nov 2024, 08h19

O declínio do cristianismo é patente em todos os países europeus, tendo adquirido características extremas nos domínios da Igreja Anglicana, cujo líder espiritual, Justin Welby, arcebispo da Cantuária, provou do próprio veneno: patrono de tantas causas woke, não escapou às conclusões sobre o acobertamento de um caso hediondo e serial de abusos contra meninos praticados por homem que criou um esquema de acampamentos ligados à igreja para facilitar sua tara.

John Smyth, da corrente evangélica, espancava barbaramente e violentava menores, usando uma organização cristã como fachada. Numa ironia que não é excepcional, participou de campanhas contra a homossexualidade. Quando os casos começaram a aflorar, mudou para o Zimbábue, onde continuou os abusos. Terminou na África do Sul, fugindo das investigações sobre a morte de um menino de 16 anos num de seus acampamentos. Teve o privilégio de morrer livre, em 2018, sem responder pelos 125 casos denunciados de crianças e jovens abusados.

Suas atrocidades já haviam começado a ser conhecidas em 1982. Até um futuro bispo anglicano, confissão também conhecida como Igreja da Inglaterra, Andrew Watson, foi vitimado. Contou em 2017 que havia sido surrado até verter sangue e que um amigo também vitimado havia tentado se suicidar.

O próprio Justin Welby havia frequentado os acampamentos dirigidos por Smyth, chegando a supervisor de dormitório. É acusado de, posteriormente, ter abafado o caso, garantindo a impunidade do monstro sadomasoquista que tanto mal causou a vítimas inocentes.. A divulgação de um relatório sobre o caso desencadeou pedidos de renúncia dentro da própria igreja e Welby resolveu assumir a “responsabilidade pessoal e institucional” pelo abafamento.

RACHA COM ROMA

Fez muito bem: nenhuma instituição, e muito menos as que se consideram representantes do cristianismo, deve esconder violências insuportáveis, como mostram os inúmeros casos ocorridos na Igreja Católica, que tanto contribuíram para a desmoralização da hierarquia religiosa.

Continua após a publicidade

O curioso é que Welby abraçou em sua carreira incomum – só foi ordenado depois de trabalhar durante anos na indústria do petróleo – inúmeras causas politicamente corretas. Apoiou a ordenação de mulheres e de uma transexual como bispos. Defendia o descontrole na imigração clandestina e o fim de investimentos até na própria indústria petrolífera.

Em vários sentidos, foi o precursor de atitudes que viriam a ser tomadas pela Igreja Católica – uma ironia, considerando-se que os anglicanos nasceram de um racha com Roma promovido por Henrique VIII, que queria um herdeiro homem e, em 1534, brigou literalmente com o papa para poder se divorciar.

Todo o patrimônio da Igreja Católica passou para a nova corrente, inclusive igrejas e catedrais prodigiosas. O rei se tornou o chefe da igreja, uma situação que continua, anacronicamente, até hoje. A autoridade espiritual máxima passou a ser do arcebispo da Cantuária, um posto que no passado foi ocupado por São Tomás More, morto exatamente por se opor a Henrique VIII, só para dar uma ideia de sua grandeza.

Continua após a publicidade

Em muitos e complexos aspectos, a história da Inglaterra continuou a ser marcada pelo confronto entre protestantes e católicos. Os rituais e os paramentos dos religiosos anglicanos continuam a lembrar muito o visual católico, com a diferença de que seus padres podem se casar.

RAVES NAS IGREJAS VAZIAS

Hoje, nada mais disso tem importância. As duas denominações estão decadentes, embora o declínio dos anglicanos seja mais acelerado – e o cristianismo avança apenas entre evangélicos sem medo de ter fé, proclamar isso e não ficar pedindo desculpas por erros do passado. Na Inglaterra, apenas 6% da população se declara anglicana praticante – a definição implica em ir à igreja pelo menos uma vez por mês e rezar ou ler a bíblia uma vez por semana.

Pela primeira vez, em 2021 menos da metade da população – 46,2% – se declarou cristã. Na categoria não religiosa, ficaram 37,2%. O número de muçulmanos obviamente cresceu. Em lugar das raves, que algumas paróquias pateticamente promoveram, as igrejas vazias podem virar mesquitas? Não é de todo impossível.

Continua após a publicidade

A confissão anglicana espalhou-se pelo mundo através do império onde o sol nunca se punha, alcançando Estados Unidos, onde ganhou o nome de Igreja Episcopal, Canadá, Austrália e diversas regiões da Ásia e da África. Num fenômeno que, de novo, a Igreja Católica reproduz, é em países africanos onde ainda prevalecem manifestações mais tradicionais do cristianismo.

PLACAS TECTÔNICAS

Welby, o arcebispo woke, foi uma figura fraca, com pouco peso intelectual e declarações até ingênuas, pelo desejo de agradar, como quando disse que “o pagamento de altos executivos nas maiores empresas é escandaloso e até obsceno”.

Desde quando o arcebispo tem que opinar sobre políticas salariais? Obsceno é ter pessoas ganhando muito pouco, por marginalização ou despreparo para o mercado, não ganhando muito. Estas não estão tirando daquelas e solidariedade cristã não deveria significar horror aos que ganham bem, numa glorificação da pobreza que tanto mal fez à Igreja Católica.

Continua após a publicidade

Embora não possa ser responsabilizado por mudanças nas placas tectônicas da história como o declínio do cristianismo e conte que despertou para a religião quando passou por uma reviravolta espiritual ao ter uma revelação – o papa Francisco diz a mesma coisa sobre a própria e rara experiência -, Welby não foi um grande defensor da fé.

Esse título é do rei e caberá a Charles, a quem ele coroou, indicar seu substituto. Fará pouca diferença numa igreja que já foi uma das colunas do império e hoje mal sustenta a si mesma.

Publicidade

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.