Carnaval: saiba a origem da festa e seus significados surpreendentes
A comemoração remonta à Antiguidade e seu nome vem de uma expressão em latim de sentido religioso

Fala, pessoas!
Vocês já se perguntaram de onde vem a palavra “Carnaval” e qual a história por trás dessa festa tão brasileira? Se vocês estão no meio da folia, curtindo cada segundo desse feriado, ou relaxando em casa, preparem-se para uma viagem no tempo e descubram as origens dessa celebração tão tradicional do nosso país.
A palavra “Carnaval” tem suas raízes no italiano “carnevale”, que deriva do latim “carne levare”, significando “retirar a carne”. Essa expressão está intimamente ligada à Quaresma, o período de 40 dias de jejum e reflexão que antecede a Páscoa no calendário cristão.
Mas a história do Carnaval é ainda mais antiga. Na Antiguidade, diversos povos realizavam festas semelhantes em homenagem aos seus deuses, com muita música, dança e alegria. A Igreja Católica adaptou essas celebrações pacíficas, transformando-as em um momento de despedida da carne antes de Quaresma.
E uma curiosidade: quantos dias dura a Quaresma? Antes que você me responda um número exato, eu vou te contar que o número 40 possui um forte simbolismo na Bíblia, representando os dias que Jesus passou no deserto em jejum e os anos que o povo de Israel vagou pelo deserto, mas o período mesmo pode durar um pouquinho mais.
Para algumas pessoas, ela dura 44 dias. Na atual forma do rito romano, a Quaresma se encerra na Quinta-feira Santa, antes da Missa de Lava-pés e da instituição da Eucaristia. Para os fiéis católicos que seguem, no entanto, a forma extraordinária do rito romano, a Quaresma termina no Sábado Santo, antes da Missa da Vigília Pascal, durando, portanto, 46 dias.
Mas voltemos à palavra Carnaval. A festa, como conhecemos hoje, é resultado de uma rica mistura de culturas. Do Carnaval de Veneza, herdamos as máscaras; de Portugal, os bonecos gigantes e as brincadeiras; da África e dos indígenas, os tambores e ritmos contagiantes.
E mais uma dúvida relacionada a essa palavra que você talvez tenha: Carnaval se escreve com a inicial maiúscula ou minúscula? O VOLP, Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, grafa essa palavra com inicial minúscula, provavelmente por não considerar um feriado santo. Mas o último Acordo Ortográfico estabelece que a letra maiúscula inicial é usada nos nomes de festas e festividades, sem distinguir entre religiosas ou pagãs, assim como o Manual de Comunicação do Senado Federal. Logo, a escolha é sua de como quer escrever o nome dessa data.
Agora que você conhece um pouco mais sobre a origem e a história do, que tal aproveitar a folia com ainda mais significado? Compartilhe essa curiosidade com seus amigos e familiares e celebre a diversidade cultural que torna o Carnaval brasileiro tão especial!
Não se esqueça de que toda terça-feira e toda quinta-feira posto um texto novo por aqui; se você está gostando, já compartilha o link da coluna com a família e todos os seus amigos.
Vamos que vamos!
Professor Noslen Borges
Revisão textual: Profª. Ma. Glaucia Dissenha
Referência de pesquisa: Prof. Dr. Rafael Rigolon