‘Impresso’ ou ‘imprimido’? Como não cair nessa pegadinha de português
Chegou a hora de tirar suas dúvidas sobre mais um dilema inquietante do nosso amado idioma

Fala, pessoas!
Na coluna de hoje, eu trago uma das dúvidas que mais confundem a nossa cabeça. Afinal de contas, o correto é usar “impresso” ou “imprimido”. Qual das duas palavras é a ideal?
Na verdade, as duas palavras existem, são corretas e podem ser usadas em nossa comunicação, porém existe uma regra simples que determina quando eu devo usar uma e quando eu devo usar a outra.
Elas ocorrem na locução verbal, mas antes preciso relembrar a você o que é isso: locução verbal é quando usamos dois ou mais verbos com a função de um só; temos sempre um verbo que é chamado de principal e outro chamado de verbo auxiliar. Veja o exemplo: “Ela estava comprando presentes no shopping”. Nesse caso, “estava comprando” é uma locução verbal, sendo “comprando” o verbo principal e “estava” o verbo auxiliar — sempre o verbo principal será o último da locução verbal.
“Impresso” e “imprimido” são formas de uso do verbo “imprimir”. Ambas são o particípio desse verbo, mas a primeira é o particípio irregular e a segunda é o particípio regular. Para usar uma ou outra, isso vai depender do verbo auxiliar que o acompanha. Se for com os verbos “ser” e “estar”, utilizaremos o particípio irregular. Veja o exemplo:
– “Se depender dele, o documento não será impresso hoje”
Perceba que o verbo auxiliar é o verbo “ser” conjugado e por isso utilizamos a forma do particípio irregular.
Agora, se utilizarmos os verbos “ter” e “haver” como auxiliares, devo utilizar o verbo “imprimir” no particípio regular; exemplo:
– “Ele tinha imprimido o documento em cima da hora”
Sendo assim, fica fácil de perceber que a regra é:
I – Com os verbos “ser” e “estar”, utilizamos o particípio irregular: “Foi impresso”, “É impresso”, “Está impresso”, etc.
II – Com os verbos “ter” e “haver”, utilizamos o particípio regular: “Tinha imprimido”, “Havia imprimido”, etc.
Fácil isso, né? Vale lembrar que nem todo verbo possui dois tipos de particípio. Veja o caso do verbo “estudar”, ele só tem a forma regular “estudado”: tinha estudado, havia estudado, é estudado, está estudado…
Mas, para aqueles verbos que tiverem dois particípios, essa regra sempre se aplicará.
Aproveito para agradecer a todos seguidores que votaram em mim e me ajudaram a ser campeão na última sexta-feira na categoria “influenciador de Educação de 2024” do prêmio Ibest, o maior prêmio da internet. Muito obrigado! Creio que a partir dessa vitória meu nome está impresso na história da educação digital do nosso país.
No mais, é isso; espero que estejam gostando dessa coluna que tem por finalidade deixar você com a língua portuguesa NA PONTA DA LÍNGUA.
Não se esqueça de que toda terça-feira e toda quinta-feira posto um texto novo por aqui; se você está gostando, já compartilha o link da coluna com a família e todos os seus amigos!
Vamos que vamos!
Professor Noslen Borges
Revisão textual: Profª. Me. Glaucia Dissenha
Revisão de Conteúdo: Prof. Me. Fernando Pestana