Volta ÀS aulas ou Volta AS aulas? Como sobreviver ao desafio da crase
Ao retornar para as lições de português, os estudantes podem se angustiar diante desse dilema da língua. Aprenda aqui como dominar suas regras

Fala, pessoas!
Como usar a crase é uma das dúvidas mais recorrentes que eu recebo dos meus queridos alunos virtuais. Porém, eu entendo o motivo dessas tantas dúvidas: são as inúmeras regras que ela tem. Então, hoje, eu separei um dos usos mais clássicos dela para explicar a você, querido leitor.
Afinal de contas, a expressão “volta às/as aulas” é com ou sem crase?
Aqui o segredo está no conceito básico da crase, e vou trazê-lo de modo breve e acessível a você:
I – A crase só é usada com palavras femininas
II – Para usar a crase tem de ter preposição “a”
Vou explicar melhor. Esse fenômeno da crase é comum em nossa língua e entendê-lo é importante, pois o uso ou não dela pode mudar o sentido de uma frase, deixando-a com conotações que não têm nada a ver com o que queríamos dizer. E é por isso que eu sempre digo àqueles mais radicais que defendem a abolição da crase por completo que essa não a melhor solução para o dilema.
O melhor caminho é aprendermos como identificar a maioria dos casos em que ela ocorre. E isso é possível com as duas dicas que dei acima, veja os exemplos:
— Fui à festa da empresa (com crase)
No exemplo acima, vamos utilizar a aplicação das dicas:
1 – Temos palavra feminina após o “a”? Sim, “festa”
2 – Temos preposição “a”? Vamos verificar. Primeiro, vale trocarmos a palavra feminina por uma masculina equivalente, ou seja, trocar “festa” por “evento”, por exemplo. Nesse caso teríamos: Fui ao evento da empresa. Logo, se eu usar “ao” com a palavra masculina, significa que devo usar “à” com crase na palavra feminina, pois temos a preposição “a” mais o artigo “a” juntos. A crase nada mais é do que a fusão desses dois “As”.
Vamos fazer esse mesmo teste com a frase “volta às aulas”:
1 – Temos palavra feminina? Sim, “aulas”
2 – Temos preposição “a”? Vamos verificar trocando a palavra feminina por uma masculina equivalente: Volta aos estudos. Opa, temos “aos” no masculino, logo devemos usar “às” no feminino — então, “Volta às aulas” com crase.
Fácil isso, não é?
Aí algum leitor mais bem-informado vai me dizer: “Mas professor, tem outros usos da crase, tem umas exceções e muito mais”. Eu vou dizer que sim, concordo com você, mas para quem sempre tem dificuldade, essa dica que eu dei aqui vai iniciar um mundo novo de acertos no assunto. Mais para a frente aprofundaremos juntos essa temática aqui.
No mais é isso, espero que estejam gostando dessa coluna que tem por finalidade deixar você com nosso amado português NA PONTA DA LÍNGUA.
Logo venho com mais casos de crase para compartilhar com vocês.
Vamos que vamos!
Professor Noslen Borges