Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Noblat

Por Coluna Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O primeiro blog brasileiro com notícias e comentários diários sobre o que acontece na política. No ar desde 2004. Por Ricardo Noblat. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

O strip-tease da Justiça brasileira

Ela está nua. E o que vemos é feio

Por Ricardo Noblat
Atualizado em 8 jul 2018, 18h40 - Publicado em 8 jul 2018, 18h04

Pode acabar a qualquer momento – ou não – a batalha de despachos travada por desembargadores de Porto Alegre em torno da libertação do ex-presidente Lula.

O desembargador Rogério Favreto mandou soltar Lula, alegando “o fato novo” de ele ser pré-candidato a presidente da República. Nada mais velho. Há mais de um ano que Lula se apresenta como pré-candidato.

Então o juiz Sérgio Moro, que por sinal está de férias, decidiu manter Lula preso, alegando que Favreto não tinha competência para soltá-lo. De imediato, Favreto expediu novo mandato para soltar Lula.

Para outra vez ser desautorizado – desta vez por quem de fato podia, o desembargador Gebran Neto, relator da decisão unânime tomada pelo tribunal de Porto Alegre que condenou Lula a 12 anos e um mês de prisão.

O mais recente lance foi dado por Favreto: desautorizado por Gebran Neto, resolveu desautorizá-lo. E ordenou à Polícia Federal que libertasse Lula no prazo de uma hora. O prazo venceu e Lula continua preso.

Continua após a publicidade

A seu modo canhestro, Favreto copiou o exemplo que vem de cima – no caso, do Supremo Tribunal Federal. Ali, ministro decide sozinho a seu gosto e vota contra decisão adotada pela maioria dos seus pares.

Não só: ali, ministro vota hoje de um jeito e amanhã de outro, a pretexto de qualquer coisa ou de nada. E cada ministro se comporta como se tivesse lugar cativo na antessala de Deus.

Favreto é apenas um Dias Toffoli que toma chimarrão. Toffoli toma uísque escocês.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.