De uma noite em Versalhes a ida ao espaço: no turismo, o céu é o limite
Para quem pode e está disposto a pagar alto por isso, o mercado de luxo oferece experiências fora do convencional e cada vez mais exclusivas
Não é de hoje que o luxo deixou de significar apenas uma maneira de viver caracterizada pelo gosto do fausto e o desejo de ostentação. Na seara das viagens não é diferente. Para uma parcela de turistas – que pode e está disposta a desembolsar alto – as viagens passam ao largo da sofisticação tradicional e dos roteiros mais convencionais. Aliado ao conforto, esses viajantes buscam experiências únicas, jornadas autênticas e, de preferência, serviços sob medida com consultores especializados.
Estudo mostram que o mercado global de luxo, impulsionado pelo turismo, faturou cerca de 1,5 trilhão de euros só em 2023. Esse valor é apoiado no aumento das viagens internacionais e pela busca por vivências cada vez mais singulares e exclusivas. Nesse seleto universo, onde o céu é o limite, vale ressaltar, não faltam opções. A coluna, em parceria com a agência Teresa Perez, especializada em roteiros personalizados de alto padrão, selecionou dez experiências capazes de satisfazer os mais originais e exigentes dos viajantes. Veja a seguir:
1/ Uma noite no Palácio de Versalhes
Desde 2021, os visitantes, dispostos a pagar 2800 euros por pessoa, por noite, têm a chance de hospedar-se dentro das dependências de uma das propriedades reais mais famosas do mundo, o Palácio de Versalhes. A hospedagem acontece no luxuoso Airelles Château de Versailles, o Le Frand Contrôle. O edifício, construído em 1681 pelo famoso ícone do classicismo francês e arquiteto favorito do rei Luís XIV, Jules Hardouin-Mansart, foi totalmente restaurado para virar o hotel. Quem tem a chance de passar uma noite mágica ali tem acesso ilimitado ao Orangery Garden, a um passeio exclusivo no Palácio de Versailles à noite e outra experiência exclusiva, na parte da manhã, pelo Domaine de Trianon – conjunto de residências e jardins privados dentro do complexo – além de estar incluído o café da manhã.
2/ Trekking com gorilas-das-montanhas
Considerada uma das experiências mais exclusivas e emocionantes na África, o trekking com gorilas acontece dentro de um parque nacional, em Ruanda. Como o próprio nome sugere, esses primatas vivem em florestas no alto das montanhas, em altitudes de 2 400 a 4000 metros; têm pelos mais espessos e em mais quantidade, comparando outros gorilas. O percurso varia conforme o deslocamento dos grupos de animais e é sempre acompanhado por veículos especializados e guias locais. Ao encontrá-los, os visitantes passam cerca de uma hora observando-os em seu habitat natural. Os gorilas-das-montanhas são descendentes de primatas encontrados na África e na Arábia no começo do período Oligoceno, há 24-34 milhões de anos. O passeio, por pessoa, sai a 1 500 dólares, sem hospedagem.
3/ La Dolce Vita Orient Express
Se a ideia é passar alguns dias com total requinte, conforto e belíssimas paisagens, sem ter que se preocupar com nada, esse é um programa ideal. A viagem no trem de luxo La Dolce Vita, por duas noites, começa em Roma. No roteiro é possível visitar Veneza, com suas ruas e canais cheios de romantismo e beleza, e conhecer Siena, na Toscana, com suas paisagens bucólicas e verdejantes. Todas as refeições a bordo têm curadoria do chef Heinz Beck, detentor de três estrelas Michelin. Há ainda serviço de quarto e mordomo. De 4 a 6 de dezembro de 2025, por exemplo, a luxuosa experiência custa, por pessoa, a partir de 5 440 euros.
4/ Uma visita ao espaço
A experiência inusitada, até pouco tempo restrita a astronautas, promete ser tão emocionante como inesquecível. Em um voo de luxo, a empresa de turismo espacial francesa Zephalto, fundada pelo engenheiro aeroespacial Vincent Farret d’Astiès, proporciona, para quem pode e está disposto a gastar a partir de 170 000 euros, a chance de visitar a estratosfera e ver a curvatura da terra. Durante o voo, que dura seis horas, há ainda uma vivência gastronômica à bardo. A jornada acontece em um balão, que emite poucos poluentes, e é mais alto que a Catedral de Notre-Dame, em Paris.
5/ White Desert – Antártica
Por muito tempo, a única forma de um viajante conhecer um dos destinos mais remotos do planeta, o continente branco, era por meio de navios, restritos a parte da costa. Agora, já há a opção de vivenciar o coração da Antártica e se hospedar em três camps do White Desert, que oferecem uma estrutura cercada de conforto. Para locomoção entre um lodge e outro da White Desert, o meio usado é o avião, com voos curtos e pouso sem pistas sobre o gelo que dão acesso direto a cada uma das estruturas. Além das experiências incluídas, as duas primeiras noites e as duas últimas são na África do Sul. Com voos exclusivos partindo da Cidade do Cabo e que pousam diretamente no meio da Antártica, é possível explorar uma região pouquíssimo visitada daquele paraíso gelado. As atividades incluem pedaladas na neve, visita a Atka Bay para observação de colônia de pinguins-imperadores, escaladas, entre outros. Hospedagens entre 20 e 27 de janeiro de 2026 e o valor, por pessoa, sai a partir de 110 000 dólares.
6/ Safáris com urso polar no Canadá
A empresa canadense Church Wild, especializada em safáris de vida selvagem no país, oferece uma das mais emocionantes experiências do gênero com ursos polares disponíveis aos viajantes de alto padrão. Os safáris são guiados, com especialistas que conhecem suas características, o que aumenta as chances de avistamento dos animais em meio à natureza selvagem. O programa inclui quatro noites de hospedagem no Seal River, na região norte de Manitoba, no Canadá; duas noites de hospedagem em Winnipeg, a capital desta província canadense, no The Grand Hotel; pensão completa, safáris guiados, voos de ida e volta entre Winnipeg e Churchill e Churchill e Seal River Heritage Lodge. Seis noite, entre 20 e 26 de outubro de 2026, sai por pessoa, a partir de 18 395 dólares canadenses.
7/ Glamping no Deserto do Atacama
Essa jornada une a vivência no Deserto do Atacama, no Chile, um dos lugares mais singulares do planeta, que enche os olhos com seus oásis, suas formações rochosas únicas e paisagens espetaculares, com a experiência de se hospedar em um glamping. Formado pela junção da palavra “glamour” com “camping”, esse tipo de hospedagem é um acampamento luxuoso que combina contato direto com a natureza, sem perder o conforto e as comodidades de um hotel de alto padrão. A experiência de três noites no resort ecológico Nayara Alto Atacama mais uma noite no glamping, com pensão completa, seleção diária de atividades de exploração sai, por pessoa, a partir de 5 600 dólares.
8/ Experiências de heliski
Para aqueles que amam esquiar e já têm uma boa experiência no esporte, uma experiência inesquecível é o heliski. A modalidade de esqui ou snowboard se vale do uso de helicópteros, ao invés dos tradicionais teleféricos, para levar os praticantes ao topo de montanhas mais remotas, dando a oportunidade de acessar pistas intocadas de neve. Na Islândia, um país nórdico insular, conhecido como a “a terra do gelo e do fogo” – devido às suas paisagens vulcânicas com geleiras – essa experiência fica ainda mais emocionante. Quatro noites de hospedagem no luxuoso hotel Eleven Deplar Farm, com pensão completa, heliski guiado e seleção diária de atividades custa, por pessoa, a partir de 14 138 dólares. Datas disponíveis entre 8 de março a 5 de junho de 2026.
9/ Visita aos museus do Vaticano antes do público
Um dos mais importantes e impressionantes acervos do mundo pode ser visitado, com total privacidade, para quem está disposto a desembolsar a partir de 9 745 euros, para duas pessoas. Os participantes desta experiência acompanham o clavigero, o mestre das chaves do Vaticano (responsável por 2 797 delas, sendo cerca de 300 delas usadas diariamente) na abertura oficial dos museus daquela impressionante estrutura. É possível ter acesso à Escada Simonetti e à abertura das principais galerias (Museu Pio Clementino, Galerias dos Candelabros, Tapeçarias, Mapas, e Salas de Rafael). Neste programa, há ainda a entrada na Capela Sistina com visita privada (cerca de 20 minutos). O encerramento é com um café da manhã, estilo americano, no pátio da Pigna – um amplo espaço adjacente aos corredores e salas dos Museus do Vaticano. O passeio pode ser feito em inglês ou italiano e dura 1h30.
10/ A chance de fotografar o leopardo-das-neves
A cereja do bolo deste roteiro de dez noites pela Índia é a experiência de visualização – e de fotografar – o leopardo-das-neves (Panthera uncia) em seu habitat natural. Majestoso e raro, o felino é um dos símbolos daquele país e vive nas regiões montanhosas na Índia, especialmente o Himalaia. Conhecido por sua habilidade de se camuflar e por ser esquivo, é chamado também de “gato-fantasma” ou “fantasma das montanhas”. A programação, além do avistamento desses animais, inclui dez dias de hospedagem, passando por locais como Nova Delhi, Leh e Rumback; e voos internos. Sai, por pessoa, a partir de 8 753 dólares.
* Agência Teresa Perez: Com uma trajetória de 34 anos, a agência se consolidou como referência em viagens personalizadas. Pioneira em oferecer consultoria de roteiros exclusivos em destinos pouco explorados, sua expertise abrange países espalhados por todos os continentes.
Com o olhar cultivado em redações por mais de 30 anos, convido você a viajar pelo mundo, por aqui. Nesse amplo e diversificado roteiro, cabem um destino encantador, uma suíte especial, uma experiência única, uma curiosidade do setor e tudo mais que possa instigar quem está de malas prontas ou sonha em pôr o pé na estrada. Siga também o perfil no Instagram @omundodesofia_cerqueira
As primeiras provas de fogo das herdeiras de Silvio Santos no SBT
Deputado aciona TCM contra Prefeitura de SP por ‘manobra’ milionária no Réveillon
PIB varia 0,1% no terceiro trimestre, com resultado abaixo das expectativas







