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O Mundo de Sofia

Por Sofia Cerqueira Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Viajar é abrir portas para novas culturas, experiências e descobertas.

Mudanças no check-in e check-out passam a valer em 15 de dezembro

Novas regras para hotéis, pousadas, hostels e aparts tinham sido anunciadas em setembro

Por Sofia Cerqueira Atualizado em 25 nov 2025, 12h07 - Publicado em 25 nov 2025, 09h41

Como diz o bordão do futebol, a regra é clara. E começa a valer para os hotéis, resorts, pousadas, hostels, apart-hotéis e flats em 15 de dezembro. Essa foi a data fixada pelo Ministério do Turismo para que os estabelecimentos se adequem e ponham em prática as novas normas de check-in e check-out. Com elas, a diária passa a ser obrigatoriamente de 24 horas, com até 3 horas reservadas para limpeza, higienização e arrumação do quarto. O objetivo é padronizar a estadia e garantir a transparência nas tarifas e horários para os hóspedes.

Novas normas: objetivo é padronizar a estadia e garantir transparência no serviço
Agora é para valer: objetivo é padronizar a estadia e garantir transparência no serviço (Pixels Effect/Getty Images)

Cada hotel tem autonomia, porém, para definir seus próprios horários de entrada e saída, mas é obrigatório informá-los ao visitante com antecedência, seja na reserva ou na hora do próprio check-in. Caso o hóspede queira realizar um early check-in (entrar antes do horário) ou um late check-out (pedir que a diária seja estendida), o hotel poderá cobrar tarifas adicionais, desde que a higienização do quarto não seja comprometida e a solicitação feita com antecedência.

Outra medida: Ministério do Turismo reforçou a possibilidade do hóspede fazer o check-in antecipadamente de forma digital
Outra medida: Ministério do Turismo reforçou a possibilidade do hóspede fazer o check-in antecipadamente de forma digital (Alistair Berg/Getty Images)

As novas normas do Ministério do Turismo também estabelecem requisitos mínimos durante a estadia do hóspede, como “higienização completa da unidade e troca de roupas de cama e toalhas, em frequência compatível com o perfil do estabelecimento”. O hóspede ainda poderá suspender temporariamente esses serviços, desde que isso não interfira nas normas sanitárias ou prejudique a qualidade do ambiente.

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Outra medida que terá que ser adotada a partir do meio de dezembro é a possibilidade de o viajante fazer o check-in digitalmente, antes de chegar ao estabelecimento. Isso será possível com a implementação de uma nova FNRH (Ficha Nacional de Registro de Hóspedes), que promete desburocratizar a entrada e saída das hospedagens, evitando filas nas recepções. Essa nova ficha torna possível realizar o cadastro do hóspede antecipadamente – por QR Code ou link. Como já acontecia no modelo tradicional de papel, essa ficha online vai conter informações básicas de identificação do turista. O Governo Federal, via Ministério do Turismo, será responsável por fiscalizar o cumprimento das novas regras.

Arrumação dos quartos: tempo dedicado a este serviço não pode ultrapassar três horas
Arrumação dos quartos: tempo dedicado a este serviço pode ser suspenso pelo hóspede (Thomas Barwick/Getty Images)

 

Com o olhar cultivado em redações por mais de 30 anos, convido você a viajar pelo mundo, por aqui. Nesse amplo e diversificado roteiro, cabem um destino encantador, uma suíte especial, uma experiência única, uma curiosidade do setor e tudo mais que possa instigar quem está de malas prontas ou sonha em pôr o pé na estrada. Siga também o perfil no Instagram @omundodesofia_cerqueira

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