Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

O Som e a Fúria

Por Felipe Branco Cruz Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Pop, rock, jazz, black music ou MPB: tudo o que for notícia no mundo da música está na mira deste blog, para o bem ou para o mal

A crítica de Billie Eilish a artistas como Taylor Swift e Rolling Stones

Sem citar nomes específicos, cantora lamentou que músicos lancem vários discos de vinil sem consciência ambiental

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 10h56 - Publicado em 29 mar 2024, 14h20

Billie Eilish criticou indiretamente artistas como Taylor Swift e a banda Rolling Stones pela prática de lançamento de diversas versões de discos de vinil de um mesmo álbum. Para a vencedora de dois Oscars de melhor trilha sonora, essa tática de marketing é gananciosa, é prejudicial ao meio-ambiente e parecida com o que acontece na franquia Jogos Vorazes, de Suzanne Collins. “Não consigo nem expressar o quanto isso é um desperdício. Acho muito frustrante ser alguém que se esforça para ser sustentável e faz o melhor que posso e tenta envolver todos na minha equipe para ser sustentável – e então são alguns dos maiores artistas do mundo fazendo 40 artistas diferentes embalagens de vinil que têm algo diferente e único apenas para que você continue comprando mais”, declarou a cantora de 22 anos à Billboard.

Os Rolling Stones lançaram 43 versões de vinil do disco Hackney Diamonds em 2023. Taylor Swift tem adotado a prática de vinis em seus lançamentos recentes. Midnights, do ano passado, tinha quatro vinis de capas diferentes com a mesma lista de músicas. O próximo álbum da americana, The Tortured Poets Department, que será lançado em 19 de abril, terá quatro edições de vinil de cores diferentes, cada um com uma faixa bônus diferente e exclusiva — o intuito é incentivar os fãs swifties a comprar as quatro.

Billie Eilish também lança várias versões de vinil de um mesmo álbum, como aconteceu com Happier Than Ever em 2021, entretanto, a cantora se apoia no fato de que a obra foi fabricada com material 100% reciclado, feitos de restos de outros vinis e cana-de-açúcar — sem utilizar resina plástica como os novos. Para a irmã de Finneas, é irritante como artistas só se importam em ganhar dinheiro. Mãe da estrela musical, Maggie Baird estava ao lado dela durante a entrevista e sugeriu que a Billboard imponha limites aos artistas, já que a empresa é responsável pelas listas de músicas que dominam as paradas americanas.

A intérprete de What Was I Made For, canção de Barbie que venceu o Oscar 2024, visa proteger o meio-ambiente com medidas que vão de usar energia solar em seus shows, lançar poucos itens de merchandising, incentivar o consumo de alimentos vegetais e chegou a convencer a marca de luxo de Oscar de la Renta a abandonar o uso de peles em desfiles.

Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

Tela Plana para novidades da TV e do streaming
O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.