Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

O Som e a Fúria

Por Felipe Branco Cruz Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Pop, rock, jazz, black music ou MPB: tudo o que for notícia no mundo da música está na mira deste blog, para o bem ou para o mal

A estranha relação entre o Vasco da Gama e os roqueiros do Iron Maiden

Guitarrista Janick Gers, que se apresenta com a banda de heavy metal no Rock in Rio na sexta, viu a partida entre o time carioca e Guarani em São Januário

Por Amanda Capuano Atualizado em 29 out 2024, 11h23 - Publicado em 1 set 2022, 11h28

O Rock in Rio ainda não começou, mas o roqueiros já estão se divertindo pela capital carioca. Na noite da quarta-feira, 31, Janick Gers, guitarrista do Iron Maiden, headliner da noite de abertura do festival na sexta-feira, 2, foi flagrado curtindo a partida entre Vasco da Gama e Guarani nas arquibancadas do São Januário. Essa, no entanto, não é a primeira vez que um integrante da banda prestigia o time carioca – na verdade, o Vasco tem uma relação de longa data com o grupo, cujos membros não raro aparecem nos jogos quando estão em terras brasileiras.

A estranha relação começou 1989, quando a torcida organizada vascaína Força Jovem adotou o mascote Eddie como símbolo, estampando o personagem que representa o Maiden em seus bandeirões e camisetas. De lá para cá, Eddie deixou de ser conhecido apenas pelos roqueiros fãs da banda, e foi abraçado também pelos torcedores do clube carioca. A relação se estreitou em 2001, quando Janick Gers e o baixista Steve Harris foram convidados para assistir à partida entre Vasco e São Caetano no Maracanã, na final da Copa João Havelange, um dia antes de se apresentarem no Rock in Rio.

Desde então, o grupo prestigia o time sempre que passa por aqui. Em 2016, Steve Harris – que tem uma flâmula do clube adornando uma de suas casas – foi presenteado por torcedores vascaínos com uma placa que continha a frase: “The greatest team in Brazil salutes the greatest band in the world” (o maior time do Brasil saúda a maior banda do mundo). Como reconhecimento pelas seguidas homenagens, o Iron Maiden presenteou a torcida com uma miniatura de Eddie em uma cadeira elétrica, entregue durante uma visita ao Brasil para a divulgação do álbum The X-Factor.

A ligação curiosa inclusive já gerou confusão com o rival Flamengo. Em 2019, o jogador Filipe Luís foi contratado pelo rubro-negro e se apresentou no clube vestindo uma camiseta do Iron Maiden com Eddie estampado. A coincidência irritou os torcedores do Flamengo, já que o mascote da banda acabou virando a cara do rival, e parte dos torcedores desconhece a origem roqueira do personagem.

vasco2
Bandeirão usado pela Força Jovem do Vasco, com o mascote do Iron Maiden, Eddie, ao lado do símbolo do clube (FJV/Reprodução)
Continua após a publicidade

 

 

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.