Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

O Som e a Fúria

Por Felipe Branco Cruz Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Pop, rock, jazz, black music ou MPB: tudo o que for notícia no mundo da música está na mira deste blog, para o bem ou para o mal

A estratégia de Taylor Swift para se manter no topo das paradas musicais

Cantora deixou discos de Charli XCX e Billie Eilish comerem poeira na disputa pela liderança em vendas

Por Mariana Carneiro Atualizado em 26 ago 2024, 11h37 - Publicado em 20 jun 2024, 09h00

Desde que lançou o disco The Tortured Poets Department, em 19 de abril, Taylor Swift conquistou o topo de diversas paradas musicais ao redor do mundo. A superestrela está há dois meses no primeiro lugar da Billboard 200, lista de álbuns mais populares nos Estados Unidos, e também impera no Reino Unido, onde alcançou a liderança em vendas pela sexta semana consecutiva.

A supremacia da loirinha, porém, não veio sem luta. Sempre que algum artista ameaça derrubá-la, Swift tira da manga uma edição alternativa do álbum, com faixas bônus, brindes colecionáveis e artes de capa diferentes, a fim de se manter em primeiro lugar. A estratégia tem funcionado, e até o momento, 34 variantes de The Tortured Poets Department foram lançadas. Com mais canções circulando e uma base de fãs ávida por consumir todo o trabalho, as vendas da cantora aumentam significativamente, barrando qualquer outro artista na corrida para o topo.

Foi o que aconteceu na última sexta-feira, 14, quando Swift levou a melhor em uma disputa contra Charli XCX. O novo álbum da britânica, Brat que também é o disco mais bem avaliado de 2024, segundo o Metacritic — estreou em segundo lugar no ranking do Reino Unido, mesmo tendo liderado as vendas no país ao longo da semana. Tudo mudou na noite de quinta-feira, 13, quando Swift lançou mais seis edições de seu álbum. O detalhe sagaz é que tais versões estavam disponíveis para compra apenas no Reino Unido, e por tempo limitado as vendas se encerraram às 23h59 do mesmo dia, momento que marcava o fim da apuração semanal de vendas pela parada britânica.

Em uma postagem nas redes sociais, o time de relações-públicas de Taylor Swift alegou que as edições foram lançadas para celebrar a passagem da turnê The Eras pelo Reino Unido — a cantora havia, de fato, visitado o país com seu mega espetáculo na semana anterior. Mas a explicação não convenceu alguns internautas. “Eu gosto das músicas da Taylor Swift, mas lançar uma versão exclusiva de um álbum de 2 meses atrás só no Reino Unido para evitar que a Charli XCX fique no topo das paradas é um comportamento muito bizarro”, comentou um usuário no X, antigo Twitter. Outros lembraram que essa não foi a primeira vez em que a superestrela lançou variantes de The Tortured Poets Department com um timing perspicaz: em meados de maio, quando Billie Eilish lançou seu terceiro álbum de estúdio, Hit Me Hard And Soft, Swift surgiu com mais seis versões de seu disco. Ela também reabasteceu o estoque de CDs de outras quatro variantes que estavam esgotadas.

Eilish até tentou revidar na mesma moeda a jovem disponibilizou três edições alternativas de seu álbum exclusivamente para os Estados Unidos, na esperança de conquistar o primeiro lugar na parada da Billboard —, mas não foi páreo para a avalanche de lançamentos de Swift, que seguiu na liderança do ranking. Na ocasião, o empresário de Billie Eilish, Danny Rukasin, republicou e logo na sequência excluiu uma postagem nas redes sociais acusando Swift de “fazer de tudo para impedir que outros artistas brilhem”.

Continua após a publicidade

Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

  • Tela Plana para novidades da TV e do streaming
  • O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
  • Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
  • Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial
Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.