Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

O Som e a Fúria

Por Redação Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Pop, rock, jazz, black music ou MPB: tudo o que for notícia no mundo da música está na mira deste blog, para o bem ou para o mal

A revolta que o Oasis provocou entre fotógrafos e jornais na Europa

Agências de fotos e veículos promovem um boicote aos shows dos irmãos Liam e Noel Gallagher após uma condição estabelecida pela banda

Por Bárbara Bigas 10 jul 2025, 15h57

Reunidos nos palcos pela primeira vez em 16 anos, os irmãos Noel e Liam Gallagher, do Oasis, protagonizam uma nova polêmica: jornais, agências de fotografia, revistas e emissoras de televisão não poderão usar fotos tiradas nos shows da nova turnê da banda por mais de um ano após o registro. 

Continua após a publicidade

Para os shows que aconteceram em Cardiff, capital do País de Gales, em 4 e 5 de julho, as agências de fotografia foram informadas que poderiam usar fotos do primeiro show apenas pelo período de 1 ano. Após esse tempo, os direitos autorais retornariam à banda. O período de um ano foi acordado após ampla negociação, já que a proposta inicial era de apenas um mês, segundo o jornal britânico The Guardian.

O acordo levou à decisão por boicote das agências em todas as próximas 39 datas de shows do Oasis no Reino Unido e no exterior e a uma reclamação da News Media Coalition (NMC) — que representa grupos de jornais britânicos como o Guardian News & Media, o Telegraph, a editora do Sun and Times, News UK e agências como Thomson Reuters, Associated Press, PA, Shutterstock, Getty Images e AFP. “A fotografia jornalística teve um papel significativo na ampliação do interesse e na narração da história cultural e visual de artistas como o Oasis; faz parte do legado”, disse Andrew Moger, diretor executivo do NMC. Ainda segundo Moger, o papel do fotojornalismo “não para depois de 365 dias.”

Continua após a publicidade

Em 4 de julho, última sexta-feira, o The Guardian noticiou que a NMC estava pressionando a banda para oferecer melhores termos para os shows restantes da turnê. Aparentemente, não houve acordo, e o boicote foi declarado. 

Retorno do Oasis

Só no Reino Unido, mais de 14 milhões de pessoas se digladiaram para conseguir 1,5 milhão de ingressos disponíveis para ver o Oasis tocando novamente — e especialistas apontam que a turnê vai gerar cerca de 1 bilhão de libras por lá.

Continua após a publicidade

A dupla, que começou a carreira em 1991, se separou oficialmente em 2009. Os irmãos Noel e Liam, aparentemente, se detestam, a ponto de viverem episódios de agressões físicas e picuinhas baratas (leia mais aqui). Agora aos 58 e 52 anos, Noel e Liam, respectivamente, parece que aprenderam a conviver ao menos para lucrar um pouco: além dos shows, a dupla abriu uma produtora que vai fazer um filme sobre a turnê. Não há nenhuma notícia de brigas durante os ensaios, que se encerraram em 17 de junho — mas rumores dizem que eles convivem pouco nos bastidores.

Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

  • Tela Plana para novidades da TV e do streaming
  • O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
  • Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
  • Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial
Continua após a publicidade
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.