As declarações anti-Israel que causaram incômodo no festival Glastonbury
A dupla punk Bob Vylan inspirou reclamações de políticos e da BBC após discurso polêmico em show

No festival de música Glastonbury, na Grã-Bretanha, a dupla punk Bob Vylan utilizou dos palcos para fazer declarações anti-Israel. Na ocasião, os membros pediram “Morte às Forças de Defesa de Israel”, depois da também polêmica apresentação da banda irlandesa Kneecap.
View this post on Instagram
Kneecap já havia causado desconforto por sua presença no Glastonbury. O grupo constantemente demonstra apoio à Palestina em seus shows e um dos membros, Liam O’Hanna, foi acusado de terrorismo por ter levantado, supostamente, uma bandeira da organização paramilitar Hezbollah durante um show.
Keir Starmer, primeiro ministro britânico, já havia solicitado a retirada da banda do line-up. Mesmo com a pressão política, o Glastonbury permitiu a apresentação do Kneecap e a BBC transmitiu o show de Bob Vylan, também conhecido por levantar bandeiras políticas em seus shows. Após o canto “morte ao IDF”, Starmer emitiu um comunicado falando sobre a situação. “Não há desculpa para esse tipo de discurso de ódio terrível. Eu disse que Kneecap não deveria ter uma plataforma, e isso vale para qualquer outro artista que faça ameaças ou incite violência”, concluiu.
Após a crítica de Starmer, que disse ainda que “a BBC precisa explicar como essas cenas foram transmitidas”, a emissora soltou um comunicado reconhecendo que não ter interrompido a transmissão do show do Bob Vylan foi um erro. “A equipe estava lidando com uma situação ao vivo, mas, olhando para trás, deveríamos ter retirado a transmissão. Lamentamos que isso não tenha acontecido.”
Com o envolvimento de políticos britânicos e uma acusação da embaixada de Israel no Reino Unido, a situação está sendo avaliada pela polícia, que investiga se algum crime foi cometido durante o show da dupla Bob Vylan.
We are aware of the comments made by acts on the West Holts Stage at Glastonbury Festival this afternoon.
Video evidence will be assessed by officers to determine whether any offences may have been committed that would require a criminal investigation. pic.twitter.com/w2RQ4LdQf3
— Avon and Somerset Police (@ASPolice) June 28, 2025
A organização do festival também se manifestou após a polêmica, dizendo que se posicionam contra qualquer forma de terrorismo ou guerra e que estão “consternados com as declarações feitas por Bob Vylan”. “Seus cânticos ultrapassaram em muito os limites e lembramos urgentemente a todos na produção do festival que não há lugar em Glastonbury para antissemitismo, discurso de ódio ou incitação à violência”.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial