Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

O Som e a Fúria

Por Felipe Branco Cruz Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Pop, rock, jazz, black music ou MPB: tudo o que for notícia no mundo da música está na mira deste blog, para o bem ou para o mal

Billie Eilish engrossa coro de artistas contra projeto do marco temporal

Americana se uniu a outras celebridades ao compartilhar petição que pressiona o presidente do Senado a frear tramitação do PL 2903

Por Amanda Capuano Atualizado em 16 Maio 2024, 00h00 - Publicado em 8 jun 2023, 11h52

A cantora Billie Eilish usou as redes sociais para se opor à tese do marco temporal na demarcação de terras indígenas, que está em discussão no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Senado. Nos stories publicados na noite dessa quarta-feira, 7, Billie compartilhou um vídeo da ativista indígena Txai Suruí convocando os seguidores para pedir que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, freie a discussão no Congresso. A cantora ainda compartilhou o link para uma petição contra o projeto de lei, e marcou Pacheco na publicação.

A americana engrossa o coro de celebridades que vieram à público nas últimas semanas para se opor ao projeto de lei, considerado um retrocesso nos direitos dos povos indígenas no país. Além dela, os atores Leonardo Di Caprio e Mark Rufallo também se manifestaram contra o marco temporal. No Brasil, celebridades se uniram em um vídeo que cobra que o presidente Lula aja contra o avanço do Congresso em pautas que ameaçam a questão ambiental e indígena.

Se aprovada, a tese do marco temporal determinará que apenas as terras originárias ocupadas até a Constituição de 1988 deverão ser demarcadas. No STF, o placar está 2 a 1 contra o marco temporal, mas a votação foi suspensa na quinta-feira, depois de o ministro André Mendonça pedir vista, após o voto de Alexandre de Moraes contra a medida.

Já no Congresso, a Câmara dos Deputados aprovou o PL 490, que tramita agora no Senado como PL 2903. Segundo a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, além da tese do marco temporal, o projeto de lei “avança ainda mais” sobre os direitos indígenas ao abrir espaço para a exploração de garimpo, projetos de energia, acesso a território de povos indígenas isolados e até mesmo revisão de áreas já demarcadas.

.
Publicação de Billie Eilish nos stories do Instagram (Reprodução/Instagram)

 

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.