Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

O Som e a Fúria

Por Redação Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Pop, rock, jazz, black music ou MPB: tudo o que for notícia no mundo da música está na mira deste blog, para o bem ou para o mal

Como os Beach Boys mudaram a história da música pop com ‘Pet Sounds’

O compositor Brian Wilson morreu aos 82 anos — em 1966, ele revolucionou o pop e estabeleceu um modelo musical incontornável

Por Thiago Gelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 11 jun 2025, 17h27

Basta ouvir aquele onírico dedilhar nas guitarras para identificar a faixa solar Wouldn’t it Be Nice dos Beach Boys enquanto escuta à rádio ou assiste a algum das dezenas de filmes dos quais ela faz parte. A mesma introdução inconfundível é o primeiro som do disco Pet Sounds, que o gênio Brian Wilson produziu sozinho e compôs ao lado dos colegas Mike Love, Terry Sachen e Tony Asher em 1966. Nesta quarta-feira, 11 de junho, foi a este álbum que milhares de fãs recorreram ao ouvir a notícia de que Wilson havia morrido aos 82 anos após décadas de batalha contra distúrbios cognitivos e esquizofrenia. O álbum, afinal, cristaliza o ápice de seu talento e já é dotado de longevidade sobre-humana. Entenda por que seu legado transformou a música pop:

Marco zero do álbum moderno

Pet Sounds é amplamente considerado pioneiro enquanto álbum conceitual, estrutura que é desde então indispensável à indústria fonográfica. O chavão significa que a obra é composta por faixas coesas a partir de um tema em comum em vez de canções desconexas, como foram os dez primeiros trabalhos dos próprios Beach Boys. Debruçado sobre um relacionamento, o disco conta uma história linear que vai do idealismo esperançoso até a desilusão amorosa de Caroline, No. Para além do tema, sua estrutura musical é mais rebuscada do que o rock radiofônico que o precedeu.

Para chegar a tal resultado, Wilson permitiu que seus colegas de banda viajassem em turnê enquanto ele se dedicava inteiramente à composição das faixas instrumentais do disco. O modo de trabalho hoje é emulado por múltiplos artistas pop, que delegam tal ofício a nomes como Jack Antonoff, Max Martin e Dan Nigro. Wilson também expandiu as possibilidades do estúdio e recorreu a instrumentos experimentais. Emulou o cavalgar de cavalos com garrafas e misturou banjos e gaitas com baixo elétrico. Para alguns de seus colegas e parte do público, o esforço primeiro pareceu ambicioso demais. Junto à intensificação de seus problemas de saúde mental, a recepção mista afastou Wilson da música no fim dos anos 1960. Quase 60 anos depois, contudo, o disco é visto como essencial para a sofisticação da música pop e não há lista de melhores álbuns da história que o ignore. A fase também foi dramatizada no longa The Beach Boys: Uma História de Sucesso (2014).

Intercâmbio cultural

Ainda assim, o álbum teve repercussões imediatas e impactou artistas como Paul McCartney, que o cita como inspiração direta para a concepção de Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band, o mais psicodélico dos trabalhos dos Beatles. Em 1990, o músico inglês afirmou que havia comprado uma cópia de Pet Sounds para cada um de seus filhos, por acreditar que “ninguém está educado musicalmente até ouvi-lo”. Segundo ele, a inventividade das escalas musicais de Wilson o fez criar linhas de baixo mais melódicas em Peppers. Ironicamente, o sucesso da nova fase dos ingleses ofuscou de vez os Beach Boys na disputa pelo título de banda mais simbólica e popular daquela época.

Continua após a publicidade

Quem são os Beach Boys

Os Beach Boys foram fundados em 1961 pelos irmãos Brian, Carl e Dennis Wilson, o primo Mike Love e o amigo Alan Jardine. A partir de temáticas propriamente californianas, como o Sol, o surfe e as garotas, o grupo rapidamente atingiu sucesso comercial. Entre 1963 e 1966, eles emplacaram 13 hits no Top 10 das paradas americanas — dois dos quais vieram de Pet SoundsSloop John BWouldn’t It Be Nice. O sucesso constate foi enfraquecido pela ascensão da anglomania e pelo afastamento de Wilson e, desde os anos 1970, a banda se dedica a tocar seus sucessos em shows em vez de criar material inédito. Na formação atual, o único fundador remanescente é Mike Love.

A morte de Brian Wilson

A causa de morte exata de Brian Wilson não foi divulgada por sua família. Os parentes anunciaram o ocorrido via Instagram com mensagem breve: “Estamos devastados ao anunciar que nosso pai querido, Brian Wilson, morreu. Estamos sem palavras agora. Por favor, respeitem nossa privacidade enquanto sofremos nossa dor — sabendo que nosso luto é compartilhado com o mundo”.

Continua após a publicidade

Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

  • Tela Plana para novidades da TV e do streaming
  • O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
  • Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
  • Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.