Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

O Som e a Fúria

Por Redação Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Pop, rock, jazz, black music ou MPB: tudo o que for notícia no mundo da música está na mira deste blog, para o bem ou para o mal

Dia Mundial do Rock: Conheça 5 bandas que saem do óbvio

Bandas recentes e de vários lugares do mundo reinventam o som clássico com abordagens alternativas

Por Bárbara Bigas Atualizado em 14 jul 2025, 16h56 - Publicado em 13 jul 2025, 09h00

Em 13 de julho é comemorado o Dia Mundial do Rock. A data surgiu graças ao festival Live Aid, em 13 de julho de 1985 — um evento no Wembley Stadium, em Londres, que reuniu celebridades da música para arrecadar dinheiro e combater a fome na Etiópia. Nomes como Queen, Black Sabbath e Paul McCartney foram assistidos por cerca de 2 bilhões de pessoas em mais de 100 países que acompanhavam os shows via transmissão.

Repleto de bandas clássicas na concepção da data, o rock tinha outros rostos e nomes — muitos hoje em dia longe dos palcos. Por isso, a VEJA preparou uma seleção de bandas de rock que saem do óbvio, novos talentos que incorporam o gênero em suas canções, trazendo roupagens alternativas e acessíveis a diversos públicos — do Brasil até a Coreia do Sul. Confira:

Florence Road

As quatro musicistas originárias de Bary, no Condado de Wicklow, Irlanda, se conheceram na infância e batizaram seu projeto musical com uma referência de seu país natal — um trecho de calçada chamado Florence Road, com cafés e bibliotecas ao redor. Típica forma de alcançar o sucesso hoje em dia, a banda ficou viral pelo Tiktok com covers de músicas de rock e pop famosas como Hard Times, do Paramore e Since You Been Gone, de Kelly Clarkson. O sucesso nas redes se seguiu do primeiro lançamento autoral em 2022, another seventeen, que carrega claras inspirações no processo de amadurecimento pós-adolescência. A banda considera, porém, que apenas em 2025 lançou seu primeiro single. Trata-se de Heavy, outra prova de que crescer e se decepcionar são fontes inesgotáveis para a música.

Músicas para conhecer: Goodnight e Figure It Out

Se So Neon

Com uma voz grave e rasgada, a coreana Hwang So-yoon lidera a dupla Se So Neon, que desde sua estreia em 2016, transita entre fases de riffs histéricos musicando letras ácidas e momentos de maior melancolia, com letras poéticas e bastante pessoais com influências do blues e new wave. O talento indiscutível os levou ao reconhecimento nacional em 2018, quando a banda ganhou os prêmios de Estreante do Ano e Melhor Canção de Rock no Korean Music Awards.

Continua após a publicidade

Músicas para conhecer: E e The Wave

terraplana

Com cerca de dois anos em cena, a banda de Curitiba experienciou um crescimento veloz, saindo de uma banda “de quarto” para uma banda que abriu o show do Slowdive nos preparativos do Primavera Sound São Paulo 2023. O convite não veio à toa: as inspirações do terraplana vêm de um lugar conhecido pelo Slowdive, o shoegaze, temperado com temas universais como relacionamentos, perdas e mudanças.

Músicas para conhecer: charlie e conversas

Continua após a publicidade

Fin Del Mundo

O quarteto argentino Fin Del Mundo encanta com suas melodias ora instrumentais, ora cantadas. Apesar de classificada como uma banda com influências de shoegaze e post-rock, para as integrantes, o mais importante é não se limitar a formatos prontos e se guiar pela melodia acima de tudo. Com álbuns e EPs que chegam a no máximo 8 músicas, o som do Fin Del Mundo traz uma harmonia irrefutável, ainda que cada instrumento consiga se destacar à sua maneira.

Músicas para ouvir: El Incendio e Refugio

Continua após a publicidade

BAND-MAID

Originária de Tóquio, no Japão, BAND-MAID tem mais do que um musical interessante: a estética dissonante com o som que produz é o que seu principal chamariz. A inspiração vem dos maid cafés japoneses, estabelecimentos onde as atendentes usam roupas de empregadas domésticas à moda antiga, semelhantes a roupas da era vitoriana. Misturando heavy metal e hard rock, a banda conta com a potência das vocalistas Saiki Atsumi, cuja voz mais grave e postura mais sóbria nos palcos contrasta com a outra vocalista e também guitarrista Miku Kobato, o lado fofo no front da banda.

Músicas para conhecer: Thrill e Unleash!!!!!

Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

  • Tela Plana para novidades da TV e do streaming
  • O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
  • Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
  • Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.