Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

O Som e a Fúria

Por Felipe Branco Cruz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Pop, rock, jazz, black music ou MPB: tudo o que for notícia no mundo da música está na mira deste blog, para o bem ou para o mal
Continua após publicidade

Fã de Pabllo Vittar, drag queen dos EUA desafia Taylor Swift nas paradas

Chappell Roan se transformou em fenômeno pop do ano ao alcançar o segundo lugar na Billboard

Por Felipe Branco Cruz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 20 ago 2024, 11h27 - Publicado em 20 ago 2024, 11h23
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Aos 26 anos, a drag queen americana e cantora Chappell Roan, nome artístico de Kayleigh Rose Amstutz, se tornou a principal desafiante de Taylor Swift pelo topo das paradas musicais nos Estados Unidos. Seu disco The Rise and Fall of a Midwest Princess atingiu o segundo lugar da Billboard 200 neste domingo, 18, encostando em The Tortured Poets Department, de Swift, que ocupa o primeiro lugar pela 15ª semana consecutiva. Chappel nasceu mulher, é lésbica e se identifica com a cultura drag, fato que a coloca no centro de uma discussão se a arte drag estaria restrita a orientação sexual ou identidade de gênero. Já que, por nascer mulher, ela não sofreria as mesmas opressões que um homem gay.

    O álbum de Taylor Swift permanece no topo com 85.000 unidades de álbuns equivalentes vendidas (uma métrica que considera as execuções nos serviços de streaming e a venda de discos), um declínio de 40% em relação à semana anterior, segundo dados do Luminate. Já o álbum de Chappell vendeu 72.000 unidades, um aumento de 13%. Como de costume, Taylor Swift lançou mais uma versão de seu álbum durante a semana, com a faixa bônus de um medley ao vivo de The Prohecy e Long Sotry Short, gravado em Lyon, na França, que ficou disponível por algumas horas, mas ajudou a manter o disco no topo. Ainda na briga pelo topo estão Billie Eilish, com Hit Me Hard and Soft, Charli XCX, com Brat, e Post Malone, com F-1 Trillion.

    Quem é Chappel Roan

    O hit mais recente de Chappel, Good Luck, Babe!, fala sobre uma mulher que se nega a acreditar que sente atração por outras mulheres. O primeiro trabalho de Chappel foi lançado em 2017 e ela ficou conhecida após abrir os shows de  Olivia Rodrigo e por shows emblemáticos no Coachella e no Governors Ball. A cantora diz se inspirar em artistas como Kate Bush, Lana Del Rey, Lord, além de Lady Gaga, Katy Perry e Boy George. Em uma entrevista a revista brasileira Elle Brasil, ela disse também se inspirar em Pabllo Vittar.

    O sucesso de Chappel está atraindo a atenção dos estúdios de Hollywood que têm feito diversos convites para ela atuar em filmes. A artista, no entanto, afirmou que não tem interesse em entrar na área, por enquanto. Além disso, ela foi indicada como melhor artista revelação do MTV Video Awards e fará show na cerimônia em 11 de setembro. Ela também deve ser indicada a artista revelação do Grammy.

    Continua após a publicidade

    Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.