Filho de Rita Lee diz que recriou voz da mãe com inteligência artificial
João Lee contou a novidade em suas redes sociais mas afirmou que não pretende usá-la comercialmente
João Lee, filho de Rita Lee, contou em suas redes sociais que recriou a voz da mãe por meio de inteligência artificial. João, que é DJ e produtor musical, disse que isolou a voz de Rita a partir de 50 músicas cantadas por ela e seu pai, Roberto de Carvalho.
“Demorou quase um dia inteiro para rodar o software, mas consegui criar um modelo de voz dela em IA. Foram semanas de trabalho. Ainda precisa de ajustes, mas o resultado é impressionante. Incrível como a tecnologia para áudio e música avança”, contou João no Threads.
Post by @joaoleemusicView on Threads
João alertou, no entanto, que não há interesse em usar a voz de Rita para lançar músicas. “Eu nunca faria um AI da voz da minha mãe para lançar música com ela cantando de mentira. Isso nunca vai acontecer, gente. Nem nunca o AI será público. Mas a tecnologia impressiona”.
Post by @joaoleemusicView on Threads
Recentemente, o uso da imagem de Elis Regina em um comercial de carros causou debate sobre o uso da inteligência artificial. O vídeo tem apenas dois minutos, mas foi suficiente para sacudir a propaganda brasileira como há muito não se via. A peça investe numa conexão altamente emotiva entre presente e passado, ao juntar uma mãe e sua filha em versões da velha e boa perua Kombi, no modelo clássico dos anos 1970 e em sua reencarnação elétrica, a ID.Buzz, que será vendida no país em edição limitada pela montadora.