Ivete volta a defender origens do axé após polêmica com Claudia Leitte
Cantora fez comentários sobre o ritmo musical e o Carnaval da Bahia no programa 'Sem Censura', da TV Brasil

Em entrevista ao programa Sem Censura, da TV Brasil, a cantora Ivete Sangalo respondeu uma pergunta sobre o axé music entendida por muitos fãs da artista como uma indireta a Claudia Leitte. Ao responder um comentário da influenciadora Maíra Azevedo, Ivete disse que é foliã do Carnaval e que entendeu que, quanto mais genuína ela fosse, mais aquilo se aproximava dos fãs. “Eu não teria que viver um personagem e nem correr entre vacilos e erros. Vou poder ser e fluir”, disse.
Claudia Leitte se viu envolvida em uma polêmica recentemente após mudar a letra da música Caranguejo, de 2004. Ela trocou os versos “Saudando a rainha Iemanjá” por “Eu canto meu rei Yeshua”, nome de Jesus em hebraico. Após isso, o Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras (Idafro) e a mãe de santo Jaciara Ribeiro formalizaram uma denúncia contra a cantora. Para eles, a alteração na letra, foi uma forma de discriminação contra religiões de matriz africana. O caso está sendo apurado pela Promotoria de Justiça de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa.
Algumas semanas atrás, Ivete já havia feito outra manifestação nas redes em uma publicação do Secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho. “Axé é uma palavra de origem yorubá, que tem um significado e um valor insubstituível na cultura e nos cultos de matriz africana. Deste mesmo lugar, e com essa mesma importância, vêm também os toques de percussão que sustentam, dão identidade e ritmo à chamada Axé Music. Sempre há tempo para refletir, entender, mudar e reparar, mesmo após os 40 anos”, escreveu Tourinho. Ivete Sangalo curtiu a publicação e deixou um comentário: “Sim!”.
Quem entendeu que o pingo é letra viu, Cláudia!
Ivete explicou sobre a sua essência de ser no #SemCensura pic.twitter.com/ikJzjaaa80
— Gabriel Menezes (@briel_menezes) January 20, 2025