Lollapalooza 2025 suspende apresentações sob ameaça de raios
Festival cancelou show do MC Kako para prevenir choques elétricos — programação voltou ao normal após mais de uma hora

As apresentações do Lollapalooza 2025 em São Paulo foram suspensas por volta das 15:20 desta sexta-feira, 28, devido a alerta meteorológico. Após pouco mais de uma hora e 20 minutos, o evento foi retomado. A apresentação do MC Kako, que acontecia no Palco Budweiser, foi interrompida aos primeiros sinais de chuva e depois cancelada. Nos telões, um recado foi exibido pedindo que todos os presentes se afastassem das estruturas metálicas do evento para que acidentes sejam evitados. O impacto das intempéries na programação do evento já é fator inerente a todas as edições do Lollapalooza e, em 2024, resultou também em queixas numerosas sobre lama. De acordo com o site Climatempo, contudo, a noite — quando se apresenta a headliner Olivia Rodrigo — não deve ser acometida por pancadas de chuva.
O aviso meteorológico perturbou fãs da cantora teen que já aguardavam há horas (e, em alguns casos, desde o dia anterior, em acampamentos ao redor do Autódromo de Interlagos) para assegurar lugares na grade. A resistência inicial deu sinais de dissipar, mas continuou. Via alto-falantes, a organização alertou que show algum aconteceria enquanto o público não se afastasse ao menos dois metros das estruturas. Com a segurança de todos assegurada, os shows marcados voltaram a acontecer e fanáticos puderam voltar aos seus lugares.
No histórico do festival, vários shows já foram cancelados de última hora por conta do clima. O rapper paulista Rashid, por exemplo, estava marcado para a edição de 2019 e tentou subir ao palco em 2022, mas só conseguiu realizar o feito sem ameaças de raios em 2023.
A preocupação é justificada: em 2024, o jovem de 25 anos João Vinícius Ferreira Simões foi morto eletrocutado ao tocar em um food-truck durante o festival I Wanna Be Tour, com enfoque no pop-punk, no Rio de Janeiro. O caso levou ao indiciamento de 14 pessoas ligadas à organização do evento pela Polícia do Rio.
O que diz o Lollapalooza
Em comunicado oficial, o Lollapalooza afirmou ser o primeiro festival do Brasil a ter plano de evacuação e retorno do público em caso de tempestade. Rapidamente, o festival ordenou que todos se mantivessem nas áreas de asfalto e garantiu o cumprimento das diretrizes com ajuda de profissionais e de bombeiros no local.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial