Morre Edy Star, ícone do glam rock brasileiro, aos 87 anos
Cantor foi pioneiro ao se assumir homossexual em 1973 e era adepto de visual excêntrico similar ao de estrangeiros como David Bowie e Elton John

O roqueiro Edy Star, cantor e multiartista, morreu na madrugada desta quinta-feira, 24 de abril, aos 87 anos, conforme sua equipe anunciou por meio dos perfis oficiais. Segundo o comunicado, Star chegou ao hospital “em estado gravíssimo” e foi submetido à diálise, mas não resistiu a complicações clínicas que se agravaram nos últimos dias — foram elas insuficiência respiratória, insuficiência renal aguda e pancreatite aguda. “Edy viveu como quis — com arte, coragem e liberdade — e sempre merecerá nosso aplauso”, frisa o texto. A publicação também agradece mensagens de apoio e carinho e informa que detalhes sobre o funeral serão divulgados em breve.
Nascido em 1938 em Juazeiro, na Bahia, Edy Star adentrou a esfera do entretenimento ainda na adolescência, quando participou de programas de rádio de seu estado. Após anos de exploração por estações, teatros, circos e instrumentos musicais, se mudou para o Sudeste no fim dos anos 1960 e encontrou colaboradores como Raul Seixas e Miriam Batucada, com quem trabalhou no disco de vanguarda Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10 (1971). Daí para a frente, cresceu dentro da cena underground de São Paulo e do Rio de Janeiro com apresentações provocativas e eróticas que o levaram a estrelar o espetáculo Rocky Horror Show e a lançar o álbum autoral Sweet Edy. Fez também carreira na Europa por 20 anos após se mudar para lá nos anos 1990 e foi pioneiro ao se assumir homossexual publicamente em 1973.
Mais recentemente, Edy Star lançou o disco Meu Amigo Sérgio Sampaio em homenagem ao compositor que foi também seu colega de geração. Composto por 10 faixas, o trabalho de 2023 apresenta regravações das letras mais emblemáticas do artista.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial