Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

O Som e a Fúria

Por Redação Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Pop, rock, jazz, black music ou MPB: tudo o que for notícia no mundo da música está na mira deste blog, para o bem ou para o mal

‘Na na na na’: como hit dos anos 90 virou tema da Copa do Mundo de Clubes

Canção que embala o torneio foi lançada em 1996 e caiu no gosto das torcidas de futebol anos depois

Por Amanda Capuano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 18 jun 2025, 17h10 - Publicado em 18 jun 2025, 12h57

A Copa do Mundo de Clubes da Fifa começou no último sábado, 14, com uma overdose de partidas exibidas na televisão e no streaming diariamente. Em meio aos gols e cânticos da torcida, um hit da década de 1990 foi abraçado pelo torneio e virou música tema da competição: a canção Freed From Desire, da italiana Gala, que embala a vinheta de abertura do mundial.

Lançado em 1996, o sucesso chiclete do eurodance chegou ao mundo há 29 anos, antes do nascimento de muitos dos jogadores que disputam o torneio. Marcada pelos versos “Na na na na na na”, a canção é o primeiro single do álbum Come Into My Life (1997), que também fez sucesso com a faixa-título. Apesar de ter entrado nas paradas na época, Freed From Desire caiu no gosto do público de vez a partir de 2011, quando começou a ser usada como cântico no futebol.

Os primeiros a usarem a música nas arquibancadas foram os torcedores do clube irlandês Bohemian FC. Durante uma partida contra o Sligo Rovers, a torcida alterou um trecho da música e passou a entoar o verso “The Bohs have got no money, we’ve got a bag of E’s” (“Os Bohs não têm dinheiro, temos uma sacola de ecstasy”) para provocar o time adversário. No ano seguinte, torcedores utilizaram o refrão da música com o mesmo intuito. “Freeman’s on fire, your right back is terrified!” (“Freeman está pegando fogo, seu lateral-direito está aterrorizado!”), diz o cântico em homenagem ao ponta Luke Freeman.

De lá para cá, a música caiu de vez no gosto dos boleiros, impulsionada por uma versão viral: em 2016, Sean Kennedy, torcedor do Wigan Athletic, publicou no YouTube sua versão da música apelidada de Will Grigg’s on Fire (“Will Grigg está pegando fogo”). No mesmo ano a música viralizou de vez na Eurocopa, quando torcedores da Irlanda do Norte adotaram o cântico para si, já que Grigg representava a seleção norte-irlandesa. Desde então, versões alternativas foram entoadas por diversos times: o Manchester City exaltou o meia espanhol Rodri. Jamie Vardy, do Leicester City, ganhou sua versão durante a Premier League de 2016, e a canção foi abraçada até por torcedores franceses — que escolheram Griezmann como homenageado.

Continua após a publicidade

A febre foi tanta que o “na na na na” passou a embalar os gols de diversas seleções durante a Copa do Mundo de 2022, e também na Copa do Mundo Feminina de 2023. Para além do futebol, a música também foi incluída nas cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris, antes de chegar enfim à Copa do Mundo de Clubes como hino esportivo.

Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

  • Tela Plana para novidades da TV e do streaming
  • O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
  • Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
  • Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.