Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

O Som e a Fúria

Por Felipe Branco Cruz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Pop, rock, jazz, black music ou MPB: tudo o que for notícia no mundo da música está na mira deste blog, para o bem ou para o mal
Continua após publicidade

O desempenho frustrante do novo álbum de Anitta nas paradas musicais

O sucesso do disco 'Funk Generation' se mostrou efêmero e saiu das listas nesta semana

Por Felipe Branco Cruz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 20 ago 2024, 16h39 - Publicado em 14 Maio 2024, 11h19
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O primeiro lugar que o novo álbum de Anitta, Funk Generation, atingiu nas paradas de sucesso na semana passada se mostrou efêmero. Após desbancar sertanejos e Taylor Swift o trabalho deixou a liderança em todos os serviços de streaming e também na lista Billboard Brasil Artistas 25.

    No Spotify, a cantora, que havia conquistado o primeiro lugar na semana dos dias 26 de abril a 2 de maio, superando The Tortured Poets Department: The Anthology, de Taylor Swift, não teve força para se manter na liderança e caiu para o terceiro lugar. Na parada desta semana, entre os dias 3 e 9 de maio, o primeiro lugar foi ocupado pelo álbum To Be (Ao Vivo em Brasília), da dupla sertaneja Henrique & Juliano, seguida pela já mencionada Taylor Swift.

    Já na parada da Billboard Brasil Artistas 25, a cantora Ana Castela, que ocupava o primeiro lugar há 31 semanas e que havia perdido a posição para Anitta na semana passada, voltou ao primeiro lugar. A queda de Anitta foi tão vertiginosa que ela não aparece entre os 25 primeiros lugares da lista. A artista, no entanto, tem duas faixas em outra parada da revista, a Hot 100. Na semana passada, no entanto, ela tinha 14 das 15 faixas do álbum nesta lista.

    Na manhã desta segunda-feira, 13, a cantora revelou haver perdido também 100 000 seguidores no Instagram. A queda ocorreu após ela anunciar um clipe em que exalta a sua religião, o Candomblé. Programado para estrear nesta quarta-feira, 15, o vídeo de Aceita foi anunciado com uma legenda que reproduz a sinopse do desfile da escola de samba Unidos da Tijuca, que vai narrar a história do orixá Logun Edé em 2025, e traz fotos da cantora no terreiro. “Perdi 100k seguidores depois de anunciar o clipe que vou mostrar minha religião. Laroyê Exu tirando tudo que já não me serve mais”, escreveu a carioca em um stories no Instagram.

    Em coletiva realizada recentemente para promover o álbum Funk Generation, Anitta explicou que a canção faz referência a Exu, e foi escrita para homenagear a própria fé. “Tem a ver com a minha religião, mas também com a cultura funk, que nada mais é também que cultura afro, que é a mistura e também a quebra de preconceitos religiosos que eu sempre gosto de fazer no meu trabalho, na minha vida”, disse ela na ocasião.

    Continua após a publicidade

    Batizada e criada na igreja católica, onde costumava cantar quando criança, ao lado do avô, Anitta deixou a instituição depois que um de seus padres preferidos foi expulso por homenagear a cultura negra e religiões de matriz africana. Frustrada com a situação, ela se voltou para o Candomblé, crença seguida por seu pai, e desenvolveu uma relação estreita e duradoura com a religião.

    Neste novo trabalho, a cantora decidiu investir exclusivamente no funk, visando apresentar o ritmo aos fãs estrangeiros. Já consolidada no mercado latino e tentando se firmar no mercado americano (ela foi indicada ao Grammy de Artista Revelação no ano passado), os últimos trabalhos da artista privilegiavam a música pop e o reggaeton. O trabalho contou, inclusive, com um funk proibidão, onde Anitta repete a palavra “fode” quase cinquenta vezes. O trabalho, altamente dançante, é carregado de batidões e remetem aos áureos tempos da cantora na equipe Furacão 2000, celebrando o ritmo marginalizado no país.  Entra na conta do sucesso da artista ainda a exposição que ela ganhou nos últimos dias ao fazer uma participação no show de Madonna na praia de Copacabana.

    Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

    Tela Plana para novidades da TV e do streaming
    O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
    Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
    Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.