Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

O Som e a Fúria

Por Felipe Branco Cruz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Pop, rock, jazz, black music ou MPB: tudo o que for notícia no mundo da música está na mira deste blog, para o bem ou para o mal
Continua após publicidade

O que é ‘brat’? Entenda o meme que coloriu a internet de verde

O tom chamativo e a fonte simples foram unidos pela cantora Charli XCX e se tornaram molde compartilhado por milhares de usuários da internet e marcas

Por Thiago Gelli Atualizado em 18 jun 2024, 14h40 - Publicado em 5 jun 2024, 15h49
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Para os usuários das redes X (antigo Twitter) e Instagram, o verde lima pode ter passado, sem muita explicações, pela timeline nos últimos dias. Presente em fotos compartilhadas por amigos e marcas, o tom chamativo não é facilmente ignorado, nem faz muito sentido para o uso cotidiano ou cômico — mas é justificado por uma palavra de quatro letras que costuma o acompanhar: brat, do inglês, melhor traduzida como “pirralha”. O meme, afinal, vem do álbum da britânica Charli XCX agendado para chegar às plataformas de streaming na sexta-feira, 7 de junho.

    Ver essa foto no Instagram

     

    Uma publicação compartilhada por Charli (@charli_xcx)

    No X, mais de 74.000 postagens referentes à palavra foram compartilhadas nos últimos dias, escala que pode causar estranhamento pelo nome atrelado a ela. Mais familiar ao público geral pelos hits radiofônicos Boom Clap Fancy, a cantora de 31 anos passou a última década construindo uma carreira à margem do mainstream, ao lado de produtores experimentais e figuras descoladas da cena alternativa. Se tornou um sucesso de nicho, garota propaganda da vertente eletrônica “pc music” entre 2017 e 2020 e, agora, mestre da comunicação online e face das pistas de dança europeias, frequentemente atrás de cabines de DJ. Com o apoio de um público consolidado, a enfant terrible decidiu intitular seu álbum de Brat e, claro, fazer pirraça com letras combativas e batidas agressivas.

    Nenhuma de suas provocações, porém, foi mais contundente que a capa do disco: um quadrado verde simples sobre o qual o título é escrito em caixa baixa na fonte Arial, a mais simples de todas, acessível em qualquer programa de escrita. Na ocasião, parte do público acreditou que o anúncio era uma piada, outros se revoltaram com a simplicidade e alguns aplaudiram a ousadia. Charli se explicou em um tuíte, dizendo que “a demanda constante por acesso aos corpos e rostos de mulheres em capas de álbuns é misógina e entediante”.

    Continua após a publicidade

    Seja qual for a razão, o resultado foi uma imagem de reprodução inesgotável. Assim, qualquer manifestação da cor verde pode ser associada ao disco e qualquer um pode recriar o design, trocando o título pela palavra que quiser. A cantora Clarice Falcão, por exemplo, usou o modelo para questionar aos seguidores: “O que é brat?”. A palavra curta, por sua vez, resultou em múltiplos trocadilhos, como “Memórias Póstumas de Brat Cubas”. Com um quê de dadaísmo, o humor é provocado justamente pela carência de sentido claro, similar ao que é comumente chamado de shitpost, imagens sem contexto ou lógica.

    Não tardou, logo, para que marcas entrassem na brincadeira. Segundo o portal Info XCX, pelo menos 30 empresas utilizaram o formato para se promover, lista que inclui Netflix, Globo, Uber, Riachuelo, Burger King, Magazine Luiza e Vivo.

    Continua após a publicidade

    Com 15 faixas, Brat chega às plataformas de streaming à meia-noite de 7 de junho. Ainda no mesmo mês, a cantora pousa no Brasil para discotecar na boate ZIG Studio, em São Paulo, no dia 22.

    Continua após a publicidade

    Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

    Tela Plana para novidades da TV e do streaming
    O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
    Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
    Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.