Obra de brasileiro é usada por Lady Gaga em divulgação de seu novo álbum
Grafite feito por Wanderson Petrova em Crato, no Ceará, chamou a atenção da cantora americana

Um mural em homenagem à Lady Gaga, feito pelo artista brasileiro Wanderson Petrova, de 31 anos, em Crato, no Ceará, foi utilizado pela cantora como parte da estratégia de divulgação de seu novo álbum Mayhem, lançado nesta sexta-feira, 7. A obra super-realista, mostra diversas fases da cantora, desde o início da carreira, passando pelo filme do Coringa até agora.
Essa não é a primeira vez que Petrova tem um de seus trabalhos reconhecidos por uma diva pop. Alguns anos atrás, Madonna o convidou para pintar um painel em um hospital construído por Madonna no Malauí, onde ele ficou por 45 dias. As obras de Petrova já foram expostas também em galerias de Paris, na França, e de Buenos Aires, na Argentina.
“Lady Gaga é uma aliada da nossa comunidade LGBTQIAP+. Seu discurso e seu trabalho sempre foi pautado por quem estava à margem. Fiz o painel sem nenhuma pretensão, a não ser inspirar as pessoas”, diz Petrova a VEJA. O artista conta que um de seus objetivos era encher as ruas da região do Cariri, onde fica o Crato, com rostos femininos, em uma região com altos índices de feminicídio.


Petrova conta que a equipe de Lady Gaga o procurou após vídeos com suas pinturas viralizarem no TikTok, pedindo autorização para usar as imagens no material de divulgação do novo disco. Petrova, claro, autorizou. “Eu cedi o uso de imagem. Não tem dinheiro nenhum no mundo que pague a honra que foi ter aparecido no material do novo disco de Gaga”, diz ele. “Se eu pudesse, eu cortaria o mural e mandava pelo correio para ela”, brincou.
Além de Lady Gaga, o artista também pintou murais em homenagem à Fernanda Montenegro e Fernanda Torres que com o filme Ainda Estou Aqui conquistou o Oscar de melhor filme, e o Globo de Ouro de melhor atriz para Torres.