Paul McCartney ensaia no Uruguai nova música dos Beatles feita com IA
O músico tocou 'Now and Then', canção composta por John Lennon e lançada em novembro do ano passado
Paul McCartney já está na América do Sul para uma nova série de shows da turnê Got Back Tour. Nesta terça-feira, 1, ele se apresenta em Montevidéu, no Uruguai, e no ensaio para o show, deu uma palhinha do que pode ser a primeira vez que ela tocará a nova música dos Beatles, Now and Then. Na segunda-feira, ele ensaiou 16 canções no estádio Centenario, e uma delas foi justamente essa, lançada em novembro do ano passado. O músico fará três shows no Brasil, nos dias 15 e 16 de outubro, no Allianz Parque, em São Paulo, e 19 de outubro, no Estádio da Ressecada, em Florianópolis.
A música, escrita por John Lennon, estava gravada em uma fita cassete e foi entregue por Yoko Ono a John, Paul e George em 1994. Nela, há uma gravação de John Lennon, que foi morto em 1980, em que ele arranhava novas composições no piano. A demora de quase trinta anos se deve a diversos fatores, mas especialmente à dificuldade tecnológica de melhorar a gravação deixada por John, equalizando sua voz e a altura do piano. O feito realizado por um programa de inteligência artificial parece simples, mas foi excepcionalmente complexo, como mostra o minidocumentário lançado pelo grupo. O curta de 12 minutos emociona ao mostrar filmagens inéditas da banda e declarações singelas dos membros remanescentes, além de Sean Lennon, filho de John.
Até o momento, a música não foi apresentada ao vivo nenhuma vez por Paul McCartney, nem na performance no Maracanã, no ano passado, transmitida ao vivo pela Disney+.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial