Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

O Som e a Fúria

Por Felipe Branco Cruz Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Pop, rock, jazz, black music ou MPB: tudo o que for notícia no mundo da música está na mira deste blog, para o bem ou para o mal
Continua após publicidade

Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, faz discurso no Grammy 2022

Depois de rumores de que participaria em vídeo da cerimônia do Oscar, o líder da Ucrânia pediu por paz no Grammy deste domingo, 3

Por Felipe Branco Cruz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 abr 2022, 00h44 - Publicado em 3 abr 2022, 23h03

Depois de rumores de que participaria com um vídeo na cerimônia do Oscar, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky fez um discurso em vídeo na premiação do Grammy, neste domingo, 3, em uma fala emotiva pedindo por paz. O vídeo foi seguido por uma apresentação do pianista John Legend, que tocou a música Free, sob bandeiras da Ucrânia. A apresentação contou ainda com a participação de uma cantora ucraniana Mika Newyt e da poetisa Lyuba Yakimchuk, que nasceu em Dunbass.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy fala durante a premiação do Grammy 2022
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy fala durante a premiação do Grammy 2022 (Kevin Mazur/Getty Images)

No vídeo pré-gravado, Zelensky falou para o público sobre o poder da música. “Tenho um sonho de que possamos viver livres, como vocês no palco do Grammy”, ele disse. Na fala, o líder ucraniano disse que a guerra não permite quem vai viver e quem vai ficar em eterno silêncio. “Estamos lutando contra a Rússia, que traz um silêncio horrível com suas bombas. O silêncio mortal. Preencha o silêncio com sua música”, afirmou.

O discurso seguiu ainda com o político clamando por paz. “Nossos músicos usam coletes à prova de balas em vez de smokings. Eles cantam para os feridos. Nos hospitais. Mesmo para aqueles que não podem ouvi-los. Mas a música vai aparecer de qualquer maneira”, completou.

Continua após a publicidade

Confira o discurso na íntegra:

“A guerra. O que pode ser o oposto à música? O silêncio das cidades arruinadas e pessoas mortas. Nossos filhos desenham foguetes, não estrelas cadentes. Mais de 400 crianças ficaram feridas e 153 crianças morreram. E nunca os veremos desenhando. Nossos pais ficam felizes em acordar de manhã em abrigos antiaéreos. Mas vivos. Nossos entes queridos não sabem se estaremos juntos novamente. A guerra não nos deixa escolher quem sobrevive e quem fica em eterno silêncio. Nossos músicos usam coletes em vez de smokings. Eles cantam para os feridos nos hospitais, mesmo para aqueles que não podem ouvi-los. Mas a música surgir de qualquer maneira. Defendemos nossa liberdade de viver, de amar, de soar em nossa terra. Estamos lutando contra a Rússia, que traz um silêncio horrível com suas bombas. O silêncio morto. Preencha o silêncio com sua música. Preencha-o hoje para contar nossa história. Diga a verdade sobre a guerra em suas redes sociais, na TV. Apoie-nos da maneira que puder. Qualquer — mas não em silêncio. E então a paz virá. Para todas as nossas cidades a guerra está destruindo – Chernihiv, Kharkiv, Volnovakha, Mariupol e outras – elas já são lendas. Mas eu tenho um sonho delas vivas e livres. Livre como você no palco do Grammy.”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.