O senador paranaense Roberto Requião (MDB) encaminhou um pedido ao juiz Sérgio Moro para que os governadores do Norte e Nordeste que estão em Curitiba possam visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no prédio da Superintendência da Polícia Federal, onde o petista está preso.
A assessoria de imprensa da Justiça Federal confirma que recebeu a petição, mas a tendência tem sido responder apenas aos questionamentos feitos pelos advogados das partes identificados nos processos. Além disso, as decisões sobre o cumprimento da pena de Lula passam a ser determinadas pela juíza a Execução Penal, Carolina Lebbos, e não mais por Moro.
De acordo com o PT, estão em Curitiba governadores e ex-governadores que deixaram o cargo no último dia 7 para disputar as eleições. São eles: Tião Viana (Acre), Rui Costa (Bahia), Camilo Santana (Ceará), Fernando Pimentel (Minas Gerais); Wellington Dias (Piauí), todos do PT; além de Flavio Dino (PCdoB-Maranhão); Renan Filho (PMDB-Alagoas); Jackson Barreto (MDB-Sergipe) Paulo Câmara (PSB-Pernambuco).
O juiz Moro, entretanto, já havia afirmado Lula não terá direito a qualquer esquema diferenciado de visitas na PF. “Nenhum outro privilégio foi concedido, inclusive sem privilégios quanto a visitações, aplicando-se o regime geral de visitas da carceragem da Polícia Federal, a fim de não inviabilizar o adequado funcionamento da repartição pública, também não se justificando novos privilégios em relação aos demais condenados”, escreveu.