A drástica mudança no perfil de compradores da Ferrari
De acordo com o CEO da lendária fabricante italiana, quase metade de seus clientes têm menos de 40 anos, e a transformação vem acontecendo rapidamente

Por muito tempo, os consumidores com recursos suficientes para comprar uma Ferrari tendiam a ser mais velhos. Afinal, o modelo mais barato da montadora de Maranello, na Itália, custa cerca de 250 mil dólares, equivalentes a 1,4 milhão de reais – uma quantia que poucos conseguem juntar em poucos anos. Mas o CEO da Ferrari, Benedetto Vigna, afirma que está acontecendo uma drástica mudança nesse perfil.
“40% dos novos clientes têm menos de 40 anos”, disse Vigna em entrevista à rede americana CNBC. A mudança tem acontecido rapidamente, já que cerca de um ano e meio atrás esse percentual era de cerca de 30%.
O sistema de vendas da Ferrari é bastante específico. Para começar, é preciso manter um relacionamento com a marca, um processo que pode levar alguns anos. Depois, é necessário comprar alguns modelos de entrada antes de partir para modelos mais exclusivos. Além disso, é preciso manter um “estilo de vida compatível com os valores da marca”- e essa questão já provocou polêmica depois que um influenciador foi impedido de comprar um de seus modelos.
Isso faz com que os compradores tenham não uma, mas várias Ferraris na garagem. Para ter ideia, no ano passado quase três quartos de toda a produção de Maranello foi enviada para clientes que já tinham uma Ferrari.
Apesar de tudo, a marca tem uma lista de espera para comprar um de seus carros, e o tempo de espera pode levar desde alguns meses até anos, dependendo do modelo específico, do perfil do comprador e dos níveis de produção da fábrica.
Em breve, a Ferrari lançará seu primeiro carro totalmente elétrico. Para compradores mais tradicionais, uma versão sem um motor à combustão pode parecer sacrilégio. Mas uma pesquisa encomendada pela fabricante indica que alguns compradores só estariam dispostos a comprar um carro com o Cavallino Rampante no capô se ele fosse totalmente elétrico – o que foi uma surpresa para os executivos da marca.
Ainda não se sabe exatamente o que esperar desse modelo, já que seu lançamento, previsto para outubro, está sendo mantido em segredo absoluto. Mas especula-se que será uma versão do SUV Purosangue, um sucesso de vendas e um dos carros disponíveis apenas para “iniciados”.