Chevrolet mostra protótipo elétrico para a Nascar com 1300 cv de potência
O Blazer EV.R tem três motores e tração integral e poderia ser usado em competições apenas com veículos elétricos

A Chevrolet apresentou um novo protótipo que ilustra o que seria um modelo totalmente elétrico voltado para a competição na Nascar.
Trata-se do Blazer EV.R NASCAR Prototype, modelo que lembra, ao menos visualmente, a versão SS, topo de linha, da Blazer elétrica. Mas é obviamente muito mais potente. Enquanto a Blazer SS tem respeitáveis 615 cv de potência, o protótipo de competição alcança insanos 1.300 cv, graças a três motores e um sistema de tração integral.
Para ter ideia, os modelos atuais que competem na Nascar, conhecidos como Next Gen, ou Gen-7, são equipados com motores V8 que podem chegar a 640 cv de potência. A Blazer elétrica é quase duas vezes mais potente.
Os motores são alimentados por uma bateria de 78,0 kWh refrigerada a líquido, armazenada dentro de um chassi Next Gen modificado. A suspensão do carro também é retirada dessa geração de modelos.
A Blazer EV.R NASCAR Prototype é o terceiro modelo do tipo apresentado aos fãs. No ano passado, a própria Nascar lançou um protótipo, que não se parecia com nenhum modelo em produção, apenas para indicar como seria um cenário de competições elétricas. No mês passado, a Ford apresentou seu protótipo, baseado no Mustang Mach-E. Mas não divulgou os números de potência de seu modelo.
O que os três protótipos indicam é que seria possível para os organizadores e para os fabricantes de veículos ligados à tradicional competição criar veículos específicos para uma competição totalmente elétrica. Mas não há nada desenhado no horizonte. Afinal, um dos aspectos mais importantes das corridas Nascar é o barulho ensurdecedor dos motores V8 roncando enquanto os pilotos dão voltas na pista. Os carros elétricos, com seus motores silenciosos, perdem o efeito dramático tão esperado pelos fãs.
Por aqui, no mercado brasileiro, há uma única versão da Blazer elétrica à venda, a RS, com tração traseira, com valores a partir de inacreditáveis R$ 495.790.