Chinesa Leapmotor confirma lançamento do segundo modelo no Brasil
Montadora que integra o portfólio da Stellantis tratá dois carros ao país ainda neste ano

A estreia no Brasil da Leapmotor, montadora chinesa que integra o portfólio da gigante Stellantis, deve acontecer apenas no segundo semestre deste ano. Mas a empresa já confirmou quais serão os primeiros modelos a desembarcar na América do Sul. Além do C10, já confirmado anteriormente, o segundo veículo a ser importado é o B10.
Trata-se de um SUV de médio porte, elétrico, voltado para jovens famílias, segundo a empresa. Na China, ele é vendido em três versões. A mais básica conta com um motor de 177 cv, enquanto a intermediária e a topo de gama contam com motor de 218 cv (160 kw) e 24,5 kgfm de torque. Há duas opções de bateria: uma menor, de 56,2 kwh que oferece 380 quilômetros de autonomia e equipa as versões básica e intermediária, e outra maior, de 67,1 kwh, que garante 460 quilômetros de autonomia, na versão topo de gama.
Os dois modelos mais caros contam com um sensor Lidar, um sistema de câmera 360º e funções avançadas de assistência à condução. Na China, a montadora afirma que uma atualização deve permitir direção autônoma assistida em ambiente urbano até o final de 2025.
Os números e informações, no entanto, podem ser diferentes da versão levada ao Brasil, já que a Stellantis deve fazer uma calibração com foco no mercado nacional. São esperados ajustes de suspensão, direção, multimídia e outros.
O B10 é o modelo mais novo do portfólio da Leapmotor, apresentado pela primeira vez no Salão de Paris, em outubro de 2024, e foi lançado oficialmente na China em abril deste ano, com uma pré-venda de sucesso – mais de 15 mil unidades foram encomendadas em apenas uma hora, a maioria delas com o sensor Lidar. O SUV será um dos destaques da montadora no Salão de Xangai, que começa nesta terça-feira, 23. Ainda neste ano, será vendido também no mercado europeu, onde a montadora chinesa já atua.
O jornalista viajou a Xangai a convite da Leapmotor e da GWM.