Namorados: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Pé na estrada

Por André Sollitto Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Viagens de carro para quem ama o caminho tanto quanto o destino

Como a Jaguar está se reinventando para a era dos carros elétricos

Enquanto não mostra seus novos modelos elétricos, a montadora britânica está mudando radicalmente sua identidade visual, incluindo o logo do felino saltador

Por André Sollitto Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 20 nov 2024, 18h05

Lançado em 2015, o Jaguar F-Pace foi o primeiro SUV da marca britânica. Tornou-se um sucesso de vendas mundo afora e ajudou a cativar uma nova geração de clientes. Mas está com os dias contados. É o último modelo disponível da marca no momento. Em alguns mercados, está saindo de linha ainda em 2024. Em outros, como o Reino Unido, continuará à venda até meados de 2025. 

O plano da Jaguar é eletrificar toda a sua frota. O primeiro conceito deve ser apresentado em breve, mas os veículos só serão comercializados a partir de 2026. Ou seja, durante quase um ano a montadora britânica não vai vender nenhum carro.

Nesse processo, está também mudando sua identidade visual e seu conceito de marca. E cada elemento está sendo revelado aos poucos – como uma forma de atrair a curiosidade do público. 

Primeiro, foi a nova marca. O logotipo agora é uma assinatura em fonte minimalista que, de acordo com a empresa, representa uma “poderosa celebração do modernismo – trazendo geometria, simetria e simplicidade – para demonstrar o inesperado”. O tradicional felino saltador, símbolo dos carros desde a década de 1950, agora será usado apenas em detalhes nos novos veículos.

O uso de cores exuberantes também será um dos novos pilares da marca. A proposta é fazer uma associação com a arte. No dia 2 de dezembro, durante a Miami Art Week, a Jaguar vai apresentar o Copy Nothing, a primeira instalação global para sua nova marca. Trata-se da primeira manifestação física da nova identidade e poderá servir de inspiração para futuras lojas da Jaguar.

Continua após a publicidade

Nas redes sociais, nem todos aprovaram a mudança do logotipo, embora muitas vezes a mudança seja recebida com estranhamento no início. 

“Para trazer de volta uma marca globalmente renomada, tivemos que ser destemidos. A Jaguar sempre foi a melhor quando desafiava a convenção. Esse valor está visível em nossa nova identidade de marca e que será revelada nos próximos meses. Trata-se de uma renovação completa. A Jaguar foi transformada para recuperar sua originalidade e inspirar uma nova geração. Estou empolgado para que o mundo conheça a nova Jaguar”, afirma Rawdon Glover, Diretor Executivo da Jaguar, em comunicado oficial divulgado à imprensa.

JAGUAR_BRAND_STILL_COPY_NOTHING_191124
Uso de cores exuberantes faz parte da nova identidade visual da Jaguar (JLR/Divulgação)
Continua após a publicidade

A empresa também segue firme em sua estratégia de eletrificação total, mesmo em um momento em que outras empresas estão revendo seus portfólios exclusivamente elétricos. Em entrevistas, Glover afirmou que o objetivo é cativar um público mais seleto. O lucro viria mesmo com um volume menor de vendas pois os carros teriam valor agregado maior. 

A princípio, a Jaguar deve apresentar um modelo GT de quatro portas e perfil esportivo, mas seu line-up elétrico deve ter ainda um sedã de grande porte e um SUV.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai a partir de R$ 7,48)
A partir de 29,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.