Conheça a Ferrari F76, modelo que existe apenas no mundo digital
Projeto conceitual da fabricante italiana é um NFT, token digital, exclusivo para membros do exclusivo clube Ferrari Hyperclub
Todos achavam que os NFTs, os tokens digitais que viraram febre em 2021, no auge da pandemia, haviam sido esquecidos como outras tecnologias que a exemplo do metaverso prometiam muito, mas entregaram pouco. Segundo uma análise divulgada pelo NFT Evening, cerca de 96% das coleções de NFTs são agora consideradas “mortas”, ou seja, não apresentam nenhuma atividade de negociação, vendas ou interação com a comunidade. Mesmo assim, a Ferrari apresentou seu novo lançamento – que só existe no mundo virtual, como um ativo NFT.
Trata-se da F76, modelo que celebra a terceira vitória consecutiva da fabricante do cavalo rampante nas 24 horas de Le Mans, na França. O nome é uma referência à primeira vitória da fabricante na tradicional corrida de endurance, 76 anos atrás, quando Luigi Chinetti (1903-1994) conquistou a vitória ao volante da Ferrari 166 S, em 1949.
“O F76 não é um carro de produção, mas sim um projeto virtual pioneiro que combina a tradição de competição da Ferrari com a inovação do design generativo e das tecnologias digitais, abrindo uma nova fronteira na experiência da marca”, diz o comunicado oficial.
Com elementos inspirados na F80, a F76 é um modelo sem motor que ninguém nunca vai dirigir. É um exercício de criação, com soluções que podem ser usadas no futuro. Mas que usa a “ciência da computação para abrir novos horizontes no design automotivo”.
Por ser um NFT, ou seja, um token não fungível, baseado em uma entrada única em blockchain, o modelo 3D poderá ser comprado apenas por membros do Ferrari Hyperclub, seleto clube de benefícios da montadora italiana. Após o lançamento da F76, a empresa anunciou benefícios para o clube no ciclo que vai de 2026 a 2027, incluindo acesso exclusivo à corrida de Le Mans. Uma das novidades é um seleto processo de compra de uma Ferrari 499P, o protótipo esportivo que venceu as 24 Horas de Le Mans três vezes consecutivas.







