Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Pé na estrada

Por André Sollitto Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Viagens de carro para quem ama o caminho tanto quanto o destino

De olho no segmento das picapes médias, Ram lança a nova Dakota

Modelo chega ao mercado argentino no final de 2025 e ao Brasil no começo de 2026 e recupera nome de picape que foi vendida entre 1986 e 2011

Por André Sollitto Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 13 ago 2025, 21h01

A marca americana Ram apresentou, na noite desta quarta-feira, 13, a sua nova picape para o mercado latinoamericano. Trata-se da Dakota, caminhonete média que chegará no final deste ano à Argentina e no começo do ano que vem ao Brasil. O nome Dakota já foi usado pela montadora em outro modelo, comercializado entre 1986 e 2011, e que chegou a ser vendido no Brasil, até 2001. “É um nome que vai tocar fundo na memória dos picapeiros, ao mesmo tempo em que aponta para o futuro”, disse Juliano Machado, Vice-Presidente da Ram para a América do Sul, na apresentação.

O lançamento da Dakota marca a entrada da Ram no segmento das picapes médias. No portfólio atual, a marca tem três modelos entre as picapes grandes, ou full-size, sendo a 1500, 2500 e 3500, e uma caminhonete intermediária, a Rampage. “Existe uma lacuna muito importante no mercado”, afirma Herlander Zola, vice-presidente comercial sênior das operações da Jeep e Ram no Brasil.

A nova fase da montadora começou oficialmente em 2019, quando trouxe a Ram 2500 ao mercado brasileiro. No ano seguinte, passou a vender a 1500. Posteriormente, trouxe também a 3500. Em 2023, lançou a Rampage, totalmente desenvolvida no Brasil. O modelo compacto, de preço mais acessível em comparação com os primos maiores, ajudou a aumentar as vendas da marca. Em 2019, foram emplacadas 650 caminhonetes com o logo do carneiro. Neste ano, a projeção da empresa é bater 30 mil unidades comercializadas.

Hoje, o Brasil representa o maior mercado da Ram fora dos Estados Unidos. “Mas há espaço para crescer mais”, diz Zola. O objetivo da Dakota é encontrar seu lugar em meio a concorrentes de peso, como Toyota Hilux e Ford Ranger. O segmento das picapes médias representa 35% dos emplacamentos de caminhonetes no Brasil. 

Baseada na Fiat Titano, mas com visual exclusivo, a Dakota foi apresentada em uma versão conceito, Nightfall, com carroceria pintada com elementos na cor bronze, grade do radiador com o logotipo Ram vazado e capô esportivo com entrada de ar superior iluminada por três pontos de luz laranja, uma referência a modelos anteriores da marca.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

A notícia em tempo real na palma da sua mão!
Chega de esperar! Informação quente, direto da fonte, onde você estiver.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 28% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai por menos de R$ 10,00)
De: R$ 55,90/mês
A partir de R$ 39,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.