Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Abril Day: Assine Digital Completo por 4,00
Imagem Blog

Pé na estrada

Por André Sollitto Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Viagens de carro para quem ama o caminho tanto quanto o destino

De olho no segmento das picapes médias, Ram lança a nova Dakota

Modelo chega ao mercado argentino no final de 2025 e ao Brasil no começo de 2026 e recupera nome de picape que foi vendida entre 1986 e 2011

Por André Sollitto Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 13 ago 2025, 21h01

A marca americana Ram apresentou, na noite desta quarta-feira, 13, a sua nova picape para o mercado latinoamericano. Trata-se da Dakota, caminhonete média que chegará no final deste ano à Argentina e no começo do ano que vem ao Brasil. O nome Dakota já foi usado pela montadora em outro modelo, comercializado entre 1986 e 2011, e que chegou a ser vendido no Brasil, até 2001. “É um nome que vai tocar fundo na memória dos picapeiros, ao mesmo tempo em que aponta para o futuro”, disse Juliano Machado, Vice-Presidente da Ram para a América do Sul, na apresentação.

O lançamento da Dakota marca a entrada da Ram no segmento das picapes médias. No portfólio atual, a marca tem três modelos entre as picapes grandes, ou full-size, sendo a 1500, 2500 e 3500, e uma caminhonete intermediária, a Rampage. “Existe uma lacuna muito importante no mercado”, afirma Herlander Zola, vice-presidente comercial sênior das operações da Jeep e Ram no Brasil.

A nova fase da montadora começou oficialmente em 2019, quando trouxe a Ram 2500 ao mercado brasileiro. No ano seguinte, passou a vender a 1500. Posteriormente, trouxe também a 3500. Em 2023, lançou a Rampage, totalmente desenvolvida no Brasil. O modelo compacto, de preço mais acessível em comparação com os primos maiores, ajudou a aumentar as vendas da marca. Em 2019, foram emplacadas 650 caminhonetes com o logo do carneiro. Neste ano, a projeção da empresa é bater 30 mil unidades comercializadas.

Hoje, o Brasil representa o maior mercado da Ram fora dos Estados Unidos. “Mas há espaço para crescer mais”, diz Zola. O objetivo da Dakota é encontrar seu lugar em meio a concorrentes de peso, como Toyota Hilux e Ford Ranger. O segmento das picapes médias representa 35% dos emplacamentos de caminhonetes no Brasil. 

Baseada na Fiat Titano, mas com visual exclusivo, a Dakota foi apresentada em uma versão conceito, Nightfall, com carroceria pintada com elementos na cor bronze, grade do radiador com o logotipo Ram vazado e capô esportivo com entrada de ar superior iluminada por três pontos de luz laranja, uma referência a modelos anteriores da marca.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
De: R$ 16,90/mês
Apenas 4,00/mês*
OFERTA MÊS DOS PAIS

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai por menos de R$ 7,50)
De: R$ 55,90/mês
A partir de 29,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.

abrir rewarded popup