Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Abril Day: Assine Digital Completo por 4,00
Imagem Blog

Pé na estrada

Por André Sollitto Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Viagens de carro para quem ama o caminho tanto quanto o destino

Novo SUV chinês aposta no conforto para cativar entre SUVs médios

Primeiras impressões: EX5, primeiro modelo da Geely vendido no Brasil, busca espaço em segmento bastante disputado

Por André Sollitto Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 30 jul 2025, 14h00

Primeiro carro da chinesa chinesa Geely (pronuncia-se “ji-li”) a ser comercializado no Brasil, o EX5 chega agora após um período de pré-venda para tentar encontrar seu lugar em um dos mais disputados segmentos do mercado atual: a faixa dos SUVs médios de cerca de R$ 200 mil reais.

O páreo é duro. Entre os modelos a combustão há alguns campeões de vendas, como o Corolla Cross, da Toyota, e o Compass, da Jeep. Há uma competição importante com os eletrificados chineses, como o Haval H6, da GWM, e o Song Plus, da BYD. 

Embora o nome seja pouco conhecido, a Geely é dona de várias marcas, como Volvo, Lotus, Polestar e Zeekr, entre outras. E pretende apostar no luxo e na sofisticação como chamarizes para esse potencial consumidor. 

Ao entrar no habitáculo, o primeiro elemento que chama a atenção é o acabamento interno. Muitas superfícies macias ao toque, com uso de diferentes texturas. O design é minimalista, com a já tradicional central multimídia enorme (são 15,4 polegadas) e um painel de instrumentos bem grande (são 10 polegadas). Na versão topo de linha, Max, o SUV vem recebe teto solar panorâmico e head-up display de 13,8 polegadas e ótima definição.

Ao volante, o EX5 mostra que privilegia o conforto. Apesar da boa aceleração (o conjunto mecânico produz 218 cv de potência e 230 Nm de torque e faz de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos), o carro favorece mais a suavidade do que a performance. A suspensão também é ajustada para o conforto, o que significa que balança mais em trechos de asfalto irregular, mas há um ajuste feito para o mercado brasileiro que a torna um pouco mais rígida, como prefere o consumidor brasileiro. Há bastante espaço para os ocupantes, especialmente na segunda fileira, e o porta-malas de 461 litros comporta bastante bagagem.

Continua após a publicidade

Dificilmente o público que optar pelo EX5 vai levar o SUV grandalhão para um track day, mas na pista ele apenas reforça que sua vocação está nas ruas e rodovias, e não tanto nas curvas de um autódromo. Por conta de seu porte e do centro de gravidade elevado, ele não faz as curvas com tanta rapidez e balança muito em mudanças bruscas de direção feitas em velocidade mais alta. Nas retas, o conjunto mecânico entrega boa potência, mas o comportamento dinâmico não é tão empolgante.

GeelyEX5_@rodolfobuhrer_021
Interior do EX5: bom acabamento e proposta minimalista (Rodolfo Buhrer / La Imagem / GEELY/Divulgação)

Para viajar, no entanto, ele mostra que pode encarar trajetos mais longos. Sua bateria de 60,22 kwh garante até 413 quilômetros de autonomia, segundo a medição do Inmetro, mais rígida que os padrões chineses – isso na versão Pro, de entrada. Na versão mais cara, a autonomia cai para 349 quilômetros, por conta das tecnologias adicionais, que consomem mais energia.

Por enquanto, o EX5 está sendo vendido em preço promocional, com R$ 10 mil reais de desconto sobre o preço oficial. São duas versões: Pro, por R$ 195.800, e Max, topo de linha, por R$ 215.800. O conjunto mecânico é igual, mas a versão Max tem Adas nível 2, além do teto panorâmico e de algumas outras funções.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
De: R$ 16,90/mês
Apenas 4,00/mês*
OFERTA MÊS DOS PAIS

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai por menos de R$ 7,50)
De: R$ 55,90/mês
A partir de 29,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.

abrir rewarded popup