Oferta Relâmpago: 4 revistas pelo preço de uma!
Imagem Blog

Pé na estrada

Por André Sollitto Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Viagens de carro para quem ama o caminho tanto quanto o destino

Os carros mais surpreendentes apresentados na CES 2025

A feira em Las Vegas se tornou um evento fundamental para o setor automotivo e fabricantes estão mostrando suas mais importantes novidades

Por André Sollitto Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 10 jan 2025, 13h26

No mundo da tecnologia, o ano começa oficialmente com a Consumer Electronics Show, a CES. O evento realizado em Las Vegas apresenta o que há de mais novo e visionário não apenas em gadgets, mas também em automóveis. Há alguns anos, os carros têm conquistado espaço crescente na feira, e a edição de 2025 foi marcada por anúncios surpreendentes.

A Honda foi um dos destaques. A companhia mostrou dois protótipos da Série 0: Honda 0 Saloon e Honda 0 SUV. Além do design absolutamente futurista, os dois serão equipados com o Honda OS, o primeiro sistema operacional criado pela empresa especificamente para seus veículos. O objetivo da Honda é ser a primeira a oferecer assistências de direção de nível 3, o que significa que o motorista não precisa manter os olhos na via. Mais do que protótipos, no entanto, ambos serão oficialmente lançados no mercado norte-americano em 2026. 

Em parceria com a Sony, a montadora japonesa apresentou o Afeela 1, primeiro modelo elétrico desenvolvido pela joint venture Sony Honda Mobility. O sedã já está em pré-venda na Califórnia, Estados Unidos, em duas versões, a mais barata custando quase 90 mil dólares. As entregas começam a ser feitas em 2026.

Affela 1, sedã criado pela Sony em parceria com a Honda
Affela 1, sedã criado pela Sony em parceria com a Honda (Afeela/Divulgação)

A Nvidia também mostrou tecnologias para veículos autônomos. O CEO da empresa, Jensen Huang, apresentou a plataforma Cosmos, criada para que desenvolvedores possam testar os sistemas de direção autônoma. O executivo estima que os serviços da categoria gerem um retorno de 5 bilhões de dólares para a empresa. E anunciou ainda uma parceria com a Toyota que envolve tecnologia autônoma para sua próxima geração de carros elétricos e para a empresa de transporte autônomo Aurora Innovation.

Continua após a publicidade

Já a BMW mostrou seu novo cockpit, o Panoramic iDrive, que transforma o pára-brisa em uma central de informações. Informações fundamentais não apenas sobre o carro, mas sobre a navegação aparecerão não mais nas centrais multimídia convencionais, mas em um tipo de head-up display diretamente no campo de visão do motorista e dos outros ocupantes do carro. O sistema começará a ser incluído nos modelos da montadora alemã no final deste ano.

P90583452_highRes_the-new-bmw-panorami
O Panoramic iDrive da BMW (BMW/Divulgação)

A Hyundai, com sua divisão Mobis, foi ainda mais longe. O sistema Holographic Windshield Display terá uma tecnologia de realidade aumentada para fornecer alertas de segurança, informações de navegação e outras informações no para-brisa holográfico criado pela companhia alemã Zeiss. O primeiro modelo a receber o sistema será o EV9, da Kia.

Continua após a publicidade

A chinesa GWM, conhecida aqui no Brasil pelos SUVs Haval, pelo compacto Ora e, em breve, pelo jipe offroad Tank, participou do evento pela primeira vez. Em seu estande, mostrou o SUV Wey 07, equipado com um sistema de navegação baseado em inteligência artificial e a motocicleta touring inteligente SOUO S2000.

CES-2
No estande da GWM, a moto inteligente SOUO S2000 e o SUV Wey 07 (GWM/Divulgação)

Conhecido pelos projetos ousados, como a Maserati Boomerang e a BMW M1, o estúdio italiano ItalDesign, criado em 1968, esteve na feira com um novo design no mínimo curioso. O protótipo Quintessenza é um modelo elétrico que mistura elementos de esportivo com uma picape. O resultado lembra uma versão moderna do Subaru Brat, com dois bancos na caçamba, voltados para a traseira do veículo.

Continua após a publicidade
Mostrado pelo estúdio ItalDesign, o Quintessenza é um protótipo que mescla esportivo e picape
Mostrado pelo estúdio ItalDesign, o Quintessenza é um protótipo que mescla esportivo e picape (Italdesign/Divulgação)

Outro conceito fora da curva é o AeroHT apresentado pela chinesa XPeng. O carro elétrico parece uma mistura de van espacial com Cybertruck menos angulosa. Mas a grande sacada é a inclusão de um EVTOL, um drone com capacidade para dois passageiros, transportado na caçamba do veículo. A empresa diz que são necessários apenas cinco minutos para aprender a dirigir o equipamento, e três horas para dominá-lo completamente. Embora pareça distante da realidade, a XPeng garante que uma pré-venda será aberta em breve.

O AeroHT, da XPeng, conta com um EVTOL para dois ocupantes na caçamba
O AeroHT, da XPeng, conta com um EVTOL para dois ocupantes na caçamba (XPENG/Divulgação)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
a partir de 9,90/mês*
ECONOMIZE ATÉ 47% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Nas bancas, 1 revista custa R$ 29,90.
Aqui, você leva 4 revistas pelo preço de uma!
a partir de R$ 29,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.