Tesla falha em teste de segurança inspirado em desenhos animados
Sistema de piloto automático baseado em câmeras têm falhas graves que foram exploradas em teste feito por ex-engenheiro da Nasa

Como se não bastasse toda a hostilidade que a Tesla tem recebido por conta das ações e discursos polêmicos de seu fundador, Elon Musk, um novo teste feito por um youtuber especializado em ciência mostrou falhas graves no sistema de segurança dos carros da montadora.
Mark Rober, ex-engenheiro da Nasa que cria conteúdos relacionados à ciência, colocou a tecnologia de piloto automático do seu Tesla Model Y em prática contra um protótipo baseado no Lexus RX. A principal diferença entre ambos é como o sistema de auxílio à condução funciona. Enquanto o Lexus usa um Lidar, o Tesla depende apenas de um sistema de câmeras.
Nos dois primeiros testes, em que um manequim do tamanho de uma criança aparece de forma estática e, depois, correndo na estrada, os dois carros passam com facilidade. O problema real acontece quando o youtuber reproduz um cenário de chuva e neblina. O motorista não consegue enxergar que há um manequim escondido no meio da neblina, mas o carro deveria frear ativamente, impedindo um acidente. O Lexus consegue identificar a criança, mas o Tesla não.
O teste final foi baseado nos desenhos animados de Papa Léguas e Coiote. Rober colocou uma parede de isopor impressa com uma imagem da estrada e colocou-a em frente à pista. A olho nu fica claro que não se trata de uma continuação da rodovia, mas o Tesla não foi capaz de fazer a distinção e atravessou a parede sem reduzir a velocidade. O Lexus, por usar o Lidar, escaneia a rodovia à frente e não se baseia apenas no que “vê”.
O experimento conduzido por Rober mostra que os sistemas que se baseiam apenas em câmeras – e o Tesla não é o único nessa categoria, é importante frisar – têm sérias limitações. Embora o teste inspirado no desenho seja curioso, o problema mais grave é a incapacidade do sistema do carro de detectar uma pessoa em meio à chuva ou à neblina.
Musk já afirmou que vê o sistema de Lidar como uma “muleta”, mas o teste mostra que o sistema do piloto automático não pode depender apenas das câmeras para identificar perigos na estrada.
Assista ao teste completo: