ASSINE VEJA NEGÓCIOS
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich

A contradição da Petrobras que coloca a política da estatal numa emboscada

Disparada do petróleo após guerra entre Israel e Irã coloca a estatal numa sinuca de bico sobre aumentar ou não o preço da gasolina e do diesel

Por Diego Gimenes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 16 jun 2025, 13h22

A recente disparada nos preços do petróleo tipo brent no mercado internacional voltou a acender o alerta de analistas e economistas sobre os preços da gasolina e do diesel no Brasil. A Petrobras anunciou uma redução para as distribuidoras pouco antes da guerra entre Israel e o Irã. Em relação à semana passada, a cotação do petróleo subiu quase 10% e agora é negociada a 73 dólares por barril. Analistas acreditam que a frequência dos cortes anunciados pela estatal abrem margem para o mercado questionar se a companhia vai aumentar os preços dos combustíveis diante de uma alta no petróleo. Entretanto, eles ainda acreditam que a empresa não deveria repassar a volatilidade dos preços aos consumidores.

“Esse é o outro lado da moeda da política de preços da Petrobras: embora desenhada para suavizar a transmissão da volatilidade internacional ao consumidor, na prática foi bastante utilizada ao longo deste ano”, escrevem os analistas da Ativa Investimentos em relatório enviado a clientes. “Em outras palavras: caso a companhia não tivesse promovido tantos ajustes nos últimos meses, talvez o mercado estivesse mais acostumado ao modus operandi que a nova política, em tese, promoveria e menos inclinado a esperar por um novo movimento agora”, concluem.

Os fatos que mexem no bolso são o destaque da análise do VEJA Mercado:

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.