Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich

A contradição do governo caso confirme entrada na Opep+

VEJA Mercado: organização regula os preços do petróleo no mercado internacional e convidou o Brasil a integrar o comitê como aliado

Por Diego Gimenes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 09h44 - Publicado em 1 dez 2023, 12h44

O Brasil foi oficialmente convidado a ingressar na Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (Opep+). A entidade é composta por 13 países, como Arábia Saudita, Rússia e Venezuela. Outros produtores de petróleo, como Estados Unidos, Canadá e China, não fazem parte do comitê. A Opep+ é quem regula grande parte do mercado de petróleo no mundo. Na última quinta-feira, 30, a organização anunciou um corte voluntário de 2 milhões de barris por dia na produção global da commodity para o início de 2024. Não foi a primeira medida desse tipo neste ano. Os cortes são encarados no mercado como uma estratégia dos países para manter os preços do petróleo em patamares elevados. Nesta sexta-feira, 1°, o petróleo tipo brent é negociado a 80 dólares por barril.

A Opep emitiu uma nota em que confirma a entrada do Brasil como aliado na entidade a partir de 2024. Oficialmente, a Secretaria de Comunicação Social diz que não há uma decisão sobre o assunto. A avaliação de alguns economistas é que a entrada do Brasil na Opep+ é incoerente com o discurso do governo. “É contraditório em relação ao que a gente precisa avançar por mais que seja só como observador. A matriz energética brasileira é bastante limpa e uma entrada na Opep soaria como contraditória por tudo que sinalizamos ao mundo. É um discurso diferente do que a gente deveria e tem condições de mostrar a essa altura”, afirma Sergio Vale em entrevista ao programa VEJA Mercado.

Siga o Radar Econômico no Twitter

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.